CIDADES
Febre Oropouche em Sena Madureira: Sintomas, tratamento e prevenção
Sena Madureira, cidade do Acre, enfrenta desafios de saúde pública no início deste ano, além dos preocupantes casos de dengue, a febre Oropouche vem se destacando. Neste mês de janeiro, já foram confirmados 9 casos da doença na região.
Os exames realizados no Laboratório Central (Lacen) em Rio Branco apontaram a presença do vírus da febre Oropouche nos pacientes de Sena Madureira. Especialistas alertam que os sintomas desta doença são semelhantes aos da dengue, tornando essencial a realização de exames específicos para o diagnóstico preciso.
A febre Oropouche é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus de mesmo nome, classificado como um arbovírus. Sua transmissão ocorre em dois ciclos distintos: o ciclo silvestre, que afeta primariamente macacos, bichos-preguiça e aves silvestres por meio de mosquitos como Aedes serratus e Coquillettidia venezuelensis; e o ciclo urbano, no qual os seres humanos são os únicos hospedeiros e a transmissão é realizada pelo Culicoides paraensis, conhecido como borrachudo ou maruim.
Os sintomas mais comuns da febre Oropouche incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas articulações e náuseas. O tratamento geralmente envolve o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Em casos mais graves, pode ser necessária uma terapia antiviral com o uso de ribavirina.