Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Hospital de Xapuri se torna gargalo para Secretaria de Saúde

Publicado em

Pela segunda vez em oito anos, o hospital Dr. Epaminondas Jácome, de Xapuri, enfrenta a dificuldade de ser remanejado de seu prédio, inaugurado há mais de 50 anos, e ser instalado precariamente em outro local. Nas duas ocasiões, o motivo foi o mesmo: enchentes de grandes proporções do Rio Acre.

Em 2015, na maior enchente da história do rio, a unidade de saúde foi completamente inundada e transferida para as instalações de um posto de saúde de bairro, onde funcionou por meses a fio em situação deplorável, com grandes dificuldades e prejuízos para pacientes e servidores.

Em 2023, a história se repetiu, apesar da menor intensidade da enchente. Sob o risco de uma nova inundação e já com uma estrutura distante daquela que a unidade necessita, o hospital foi transferido para o prédio do núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) na cidade.

Continua depois da publicidade

A parte que diz respeito ao atendimento de emergência – Pronto Socorro – foi instalada no centro de saúde Félix Bestene Neto, localizado em frente à Ufac, o que ocasionou a desativação temporária de uma das seis unidades de atendimento básico em saúde do município.

A situação desagrada a todos na cidade, desde à população, que reclama da inadequação dos espaços destinados ao atendimento dos pacientes, aos servidores, que se queixam da falta de estrutura adequada para a prestação dos serviços. Diante do quadro, surgiu a cobrança pelo retorno do hospital ao seu antigo prédio.

Nesta quinta-feira, 18, um grupo formado por vereadores de Xapuri, junto com o atual diretor da unidade, Celso Paraná, foi recebido em Rio Branco pelo secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Na pauta, a cobrança pelo retorno do hospital à velha sede e ainda sobre os trâmites para a construção de um novo hospital na cidade.

Sobre o primeiro ponto, foi informado à comitiva que em um prazo de 20 a 25 dias será iniciada uma reforma no antigo prédio para que a mudança seja realizada. A respeito do novo hospital, o secretário disse que há um projeto que necessita da articulação com os parlamentares acreanos, inclusive com a participação do município, para a alocação de emendas para a construção.

Ao ac24horas, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) disse que, apesar da situação excepcional, os serviços prestados pela unidade de saúde estão acontecendo dentro da normalidade e que no prazo de algumas semanas o hospital estará de volta à sua sede.

“A unidade está no prédio [da Ufac] de forma provisória devido ao processo de manutenção predial emergencial que foi solicitado em razão da alagação. Nas próximas semanas, as obras serão concluídas e as atividades retomadas em seu lugar de origem. Todos os serviços estão sendo prestados normalmente e em caso de necessidade, pacientes mais graves são transferidos ao Pronto Socorro de Rio Branco”, informou a Sesacre.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress