O antigo edifício Torre Palace Hotel, localizado no Setor Hoteleiro Norte, no centro de Brasília, foi implodido às 10h01 deste domingo (25). A operação utilizou explosivos posicionados nos andares mais baixos, fazendo com que a estrutura de 14 andares, considerada condenada, ruísse em segundos.
O momento da queda foi acompanhado por populares a aproximadamente 300 metros de distância. Três sirenes soaram como alerta final minutos antes da implosão.
A fumaça se dissipou em cerca de cinco minutos e, imediatamente após, técnicos da Defesa Civil iniciaram a vistoria nos escombros.
A demolição foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, com o isolamento do local.
A Secretaria de Segurança Pública do DF emitiu uma nota classificando a ação como um sucesso. “Operação integrada concluída com sucesso. A implosão do antigo Torre Palace foi realizada com segurança, planejamento e atuação conjunta das forças de segurança, defesa civil e órgãos parceiros“, afirmou. O órgão destacou que o trabalho teve “protocolos rigorosos e foco absoluto na proteção das pessoas e da cidade“.

O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) também participou do apoio. “Com planejamento, integração entre os órgãos e foco total na segurança, a ação foi conduzida para garantir a proteção da população e a eficiência de cada etapa da operação“, disse a corporação.
Evacuação
Todo o perímetro ao redor do prédio foi isolado. Por segurança, devido ao risco de projeção de detritos e à vibração do solo, três hotéis próximos , Brasília Tower Hotel, LET’S Idea Brasília Hotel e Nobile Suítes Monumental, tiveram que ser evacuados.
A previsão é que esses locais sejam liberados ao longo das próximas horas. Enquanto isso, máquinas já começaram o trabalho de remoção do grande volume de entulho que agora ocupa o terreno.
Histórico do prédio
Abandonado desde 2013, o edifício chegou a ser ocupado em outubro de 2015 por cerca de 150 pessoas do Movimento de Resistência Popular, que reivindicava políticas de moradia no Distrito Federal. Na época, a Polícia Militar do Distrito Federal informou que o prédio já vinha sendo invadido por usuários de drogas e era apontado como local recorrente de crimes e tráfico de drogas.
Após a desocupação, o prédio, que já havia sido condenado pela Defesa Civil do Distrito Federal, foi isolado.
Com 14 andares e 140 apartamentos, o Torre Palace ficava em uma área considerada nobre da capital federal, próxima a pontos turísticos como a Torre de TV e o estádio Mané Garrincha.









