Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Rio Juruá sobe quase 2 metros em 24 horas e se aproxima da cota de alerta

Publicado em

O nível do Rio Juruá, na cidade de Cruzeiro do Sul, marcou 10,07 metros nesta quarta-feira (8). O número se aproxima da cota de alerta do manancial, que é de 11,80 metros.

Em 24 horas, o nível do rio subiu quase 2 metros. Desde o final de novembro, as chuvas têm se intensificado e o nível do manancial oscila. Nesses primeiros dias de dezembro, foram mais de seis milímetros de chuva em Cruzeiro do Sul.

Continua depois da publicidade

Há fortes chuvas também região de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, próximos ao Peru, onde ficam as cabeceiras do Rio Juruá. O Corpo de Bombeiros monitora a situação

“O rio Juruá apresentou uma vazante, mas recentemente está recebendo as águas das cabeceiras e atualmente está com o seu nível elevado. Já ficamos em alerta e estamos monitorando as oscilações” , citou o sub-comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Ocimar Farias.

Continua depois da publicidade

A cota de transbordamento do rio é de 13 metros. O coordenador da Defesa Civil do município, tenente Lima, acredita que o Juruá deve oscilar entre as marcas de alerta e transbordamento até o final do ano e se elevar em janeiro de 2022.

No início deste ano, o rio teve quatro enchentes e em fevereiro alcançou a marca histórica de 14.32 metros, registrando a maior cheia do Juruá.

Mais de 30 mil pessoas foram atingidas pelas alegações deste ano e foram levados para abrigos públicos. A prefeitura decretou estados de anormalidade e também de emergência. Mais de 12 bairros foram alcançados pelas águas e ficaram mais de um mês sem energia elétrica.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement