Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

CIDADES

Sul enfrenta temperatura mínima recorde; Inmet alerta para ‘perigo’ de onda de frio

Publicado em

A passagem de uma forte frente fria, acompanhada de uma massa de ar polar, derrubou as temperaturas e provocou as mínimas recordes do ano em diferentes regiões do Rio Grande do Sul neste sábado, 6.

O fenômeno fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse um alerta de ‘Perigo’ de onda de frio nas regiões sudoeste, sudeste e central do Estado gaúcho, caracterizada pela queda de temperatura de 5ºC ou mais, entre este sábado e a próxima quarta-feira, 10.

Na capital Porto Alegre, as temperaturas ficaram na marca de 1ºC na manhã deste sábado. O alerta sobre a onda de frio também vale para o sul catarinense.

Continua depois da publicidade

De acordo com o MetSul, o recorde de temperatura negativa de 2024 foi registrado na cidade gaúcha de Pinheiro Machado, com -7,3ºC. Segundo o órgão, o frio intenso está associado a uma massa de ar polar formada sobre o centro da Argentina e o Uruguai e que avança sobre o Sul do Brasil.

Além do frio, o Inmet emitiu alerta de ‘Perigo potencial’ para o risco de chuvas intensas sobre quase todo o Estado de Santa Catarina, válido até a manhã de domingo, 7. Há possibilidade de chuva entre 20 e 30mm por hora ou até 50mm por dia, além de ventos intensos, risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Outra regiões do Brasil

O Inmet alerta, ainda para este sábado, para ‘Perigo potencial’ de baixa umidade em onze Estados, são eles:

Paraná;
São Paulo;
Minas Gerais;
Mato Grosso do Sul;
Goiás;
Mato Grosso;
Tocantins;
Pará;
Piauí;
Maranhão;
Bahia

De acordo com o Inmet, há risco de umidade relativa do ar estimada entre 20% e 30%. A população é orientada a beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol e, em caso necessidade de atendimento, acionar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).

Continua depois da publicidade

Por fim, há um alerta de acumulado de chuvas, com precipitação estimada entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia no litoral de Estados do Nordeste como Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

 

Propaganda
Advertisement