O programa “Brasil no Mundo”, transmitido pela TV Brasil, está completando três meses no ar, marcando uma nova etapa na programação da televisão aberta ao abordar a geopolítica de maneira sistemática. A estreia ocorreu no dia 9 de novembro, com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Desde sua estreia, o programa tem promovido diálogos com diversos especialistas no campo da geopolítica. Entre os convidados já estiveram figuras como o embaixador André Corrêa do Lago, que preside a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Na lista de acadêmicos que contribuíram com suas análises estão a professora Laura Carvalho, da Universidade de São Paulo (USP), o professor Eduardo Serra, diretor do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além do historiador e cientista político Chico Teixeira, também da UFRJ.
Apresentadores do Programa
O programa é apresentado por três jornalistas. Cristina Serra, que possui uma carreira de aproximadamente 40 anos, atuou por 26 deles na Globo, onde foi correspondente em Nova York, entre outras funções.
Jamil Chade, com 20 anos de experiência como correspondente em Genebra, trabalhou para veículos como BBC, CNN e Guardian, além de mídia brasileira. Atualmente, reside em Nova York.

Imagem: Montagem/EBC
Yan Boechat tem uma vasta experiência na cobertura de conflitos internacionais, tendo colaborado com publicações como Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo. Suas reportagens foram feitas em diversas regiões, incluindo África, Oriente Médio, Rússia e América Latina.
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Basbaum, destacou a importância do programa ao afirmar que “o mundo está cada vez mais complexo e precisamos entendê-lo melhor para saber como atuar”. Ele também enfatizou a relevância de entender as questões geopolíticas diante da crise tarifária recente e como isso impacta a vida cotidiana.
Com informações de Agência Brasil









