CIDADES
Vídeo: casa invadida por ônibus na Grande BH desaba com retirada do veículo
Os últimos escombros da residência que foi invadida por um ônibus metropolitano em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, caíram com a retirada do veículo na manhã desta sexta-feira (2). No mesmo momento em que o coletivo é empurrado para trás, a entrada da casa desaba e a caixa d’água vem ao chão. Assista abaixo o vídeo do momento.
Imagens produzidas por moradores da residência mostram os cômodos da casa tomados por escombros. A estrutura da casa foi abalada, e restos de tijolos e telhados caíram para dentro dos cômodos da cozinha, da sala e dos quartos. Em um dos quartos, uma enorme rachadura ocupa a parede, e é possível ver os revestimentos, tijolos e tubos destruídos. Um padrão de energia também foi destruído pelo ônibus.
Por causa da situação que a residência ficou, a dona da casa precisou passar a noite na rua, com a ajuda de vizinhos. Ela não sofreu ferimentos, mas a sua filha, de 10 anos, sofreu escoriações nas duas pernas.
O motorista foi encaminhado para o pronto socorro com ferimentos leves, e veículo foi recolhido e será periciado para apontar as causas do acidente.
O que diz o Sintram
Por meio de nota, o Sindicato de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) disse lamentar o acidente e que o ônibus seguia para a garagem sem passageiros. A empresa disponibilizou um segurança que passou a noite vigiando o imóvel.
Em relação a família, o Sintram garantiu que irá “custear as despesas de outro imóvel até a reparação dos danos na residência atingida pelo ônibus”. Mas a família informou não ter sido comunicada.
O que diz a Seinfra?
“Em relação ao acidente registrado em Ribeirão das Neves, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra) notificou o Consórcio responsável pela linha envolvida a prestar esclarecimentos, conforme determina o Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal e Metropolitano do Estado de Minas Gerais – RSTC. O Boletim de Ocorrência ou Laudo Técnico Pericial deverá ser encaminhado ao DER-MG no prazo máximo de dez dias, a contar da data da sua disponibilidade pelo órgão emitente.
Além disso, foi programada para a próxima semana ação de fiscalização na frota de veículos que atendem à região de Ribeirão das Neves”.
Entenda
O motorista do ônibus, de 36 anos, contou à polícia enquanto era socorrido no acidente que o veículo perdeu o freio. Segundo ele, ele descia pela rua Agda Carolina para virar à esquerda. Ao tentar diminuir a velocidade para fazer a conversão, o motorista alegou que percebeu a falha mecânica no sistema de frenagem do veículo e, por isso, não conseguiu virar o volante, perdendo o controle da direção.
Como a rua termina em outra, ele bateu de frente contra o muro de uma casa e invadiu o imóvel com o coletivo. Devido à colisão, ele sofreu ferimentos na cabeça, no rosto, braços e pernas. O motorista foi socorrido pelo Samu para um hospital da cidade.