A reportagem entrou em contato com a Cemig, que informou que a resposabilidade do concurso é da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep). A Fundep fpi procurada, e a matéria será atualizada com a resposta.
CONCURSO
Concurseiros passam mal de calor em salas sem ventilação em BH: ‘insuportável’
A realização da prova para o Concurso da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) mais pareceu um teste de resistência, segundo os concurseiros que foram alocados para as salas da Faculdade Universo, no Novo Floresta, em Belo Horizonte, neste domingo (19 de novembro). De acordo com um dos candidatos, que não será identificado, as salas não tinham ventilador ou ar condicionado. Uma concurseira passou mal devido ao calor e precisou ser retirada do cômodo no meio da aplicação da prova.
O exame começou a ser aplicado às 13h, quando Belo Horizonte marcou a temperatura máxima do dia (36,3 ºC), e cerca de 60 candidatos ocupavam a mesma sala. “Aquele sol, aquele calor insuportável, e nenhuma sala tinha ventilação. Não tinha ar condicionado, nem ventiladores. Somente as janelas estavam abertas, mas não adiantava nada”, conta uma concurseira.
Segundo ela, os candidatos tiveram que usar o papel da inscrição no concurso da Cemig como abanador. Uma das concurseiras passou mal durante a prova e foi acompanhada até o banheiro para lavar o rosto. Ela precisou reforçar a hidratação e ser colocada próxima a porta, onde entrava mais ventilação. “Fez a prova próxima à porta por causa do calor e do mal estar com a pressão baixa. Ela comentou que, um dia antes, desmaiou também pelo calor”, relata.
Para os candidatos, a sensação foi de prejuízo. “Todos acharam muito desumano. Com esta onda de calor, a organização poderia ter conferido essa questão do ar condicionado. Caiu o nosso rendimento. Alguns nem conseguiram ficar na sala, correram com a prova para sair logo”, lamenta.
O concurso
Quase 38 mil candidatos foram convocados para realizar a prova objetiva do concurso da Cemig neste domingo (19). São 240 vagas em carreiras de níveis superior, técnico e médio nas áreas administrativa, jurídica, engenharia, tecnologia da informação, saúde, entre outras.