CONCURSO
Sem concurso, Ministério da Saúde tem 1.786 vagas autorizadas
Sem concurso, o Ministério da Saúde tem autorização para realizar um novo processo seletivo. O aval foi publicado nesta sexta-feira, 8, no Diário Oficial da União, por meio do Ministério da Economia.
Conforme o documento, a pasta está autorizada a contratar até 1.786 profissionais temporários, que irão atender nos Hospitais Federais e Institutos do Ministério da Saúde no Estado do Rio de Janeiro.
Ainda segundo o documento, as vagas serão distribuídas pelos seguintes cargos:
- médico (326 vagas);
- enfermeiro (326);
- técnico de enfermagem (816);
- atividades de gestão e manutenção hospitalar, apoio técnico e diagnóstico (318).
Nesse caso, serão exigidos os níveis médio técnico e superior. A portaria autorizativa não informa as remunerações, que deverão ser definidas pela pasta. Os aprovados será contratados pelo prazo de seis meses, cabendo prorrogação por até dois anos.
Vale lembrar que, no momento, o Ministério da Saúde tem um processo seletivo em andamento, que visa à contratação de 4 mil temporários.
Confira detalhes do PSS do Ministério da Saúde
Aberto em fevereiro deste ano, o processo seletivo do Ministério da Saúde conta com 4 mil vagas temporárias, em cargos dos níveis médio, técnico e superior. Os aprovados terão ganhos de até R$11 mil.
Do total de oportunidades, 2.491 são destinadas a profissionais de nível superior. A distribuição ocorre da seguinte forma entre as áreas:
- Medicina: 1.051 vagas, com destaque para os cargos de anestesiologista (126 postos) e Clínica Médica (180);
- Enfermagem: 945 vagas, com destaque para o enfermeiro geral (520) e o de Terapia Intensiva (196);
- Atividades de Gestão e Manutenção Hospitalar, Apoio Técnico e Diagnóstico: 495 vagas, com destaque para os cargos de fisioterapeuta intensivista (150) e nutricionista clínico (90).
Já no nível médio e médio técnico, são reservadas 1.281 vagas, sendo 821 apenas para técnicos de enfermagem.
As demais oportunidades estão distribuídas por cargos da área de Atividades de Suporte em Gestão e Manutenção Hospitalar, Apoio Técnico e Diagnóstico (460).
Neste último caso, destacam-se os cargos de assistente administrativo, de nível médio, com 240 vagas, e os técnicos em laboratório e radiologia, com 70 e 80 postos, respectivamente.
Os aprovados serão contratados pelo período de seis meses, cabendo prorrogação por igual período. Eles serão alocados em uma das seguintes unidades de saúde:
- Hospital Federal de Andaraí (HFA);
- Hospital Federal de Bonsucesso (HFB);
- Hospital Federal da Lagoa (HFL);
- Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE);
- Hospital Federal de Ipanema (HFI);
- Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF);
- Instituto Nacional de Cardiologia (INC);
- Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO); e
- Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).
A seleção do Ministério da Saúde ocorrerá por meio de uma análise curricular, com organização da Fundação Getulio Vargas (FGV) , organizadora. No momento, a avaliação dos documentos está em andamento.