Search
Close this search box.
RIO BRANCO

CULINÁRIA

Chia: saiba como usar ingrediente para turbinar suco verde

Publicado em

Tomar suco verde diariamente é uma maneira prática de introduzir um hábito de saúde na rotina. Feito com folhas, legumes e frutas, o suco fornece antioxidantes, vitaminas e minerais ao corpo. A chia pode ser usada como um ingrediente a mais para potencializar as vantagens da bebida.

As sementes de chia são um bom complemento para o suco verde graças do alto teor de nutrientes que possuem. Os principais são ômega 3, fibras, proteínas, cálcio, fósforo e zinco.

“Essa gama de componentes faz com que a semente seja conhecida como um superalimento”, afirmou a nutróloga Fernanda Cortez, em reportagem publicada no site Saúde em Dia.

Alguns dos benefícios proporcionados pelo consumo regular da chia são o controle da glicose, o fortalecimento do sistema imunológico e o combate aos radicais livres.

Continua depois da publicidade

Chia ajuda no emagrecimento?

O nutricionista Gustavo Carvalho, que atende em Brasília, afirma que uma ou duas colheres de sopa de chia podem ser consumidas todos os dias para assegurar os benefícios da semente. Ele acrescenta que, dentro de um plano alimentar equilibrado, a chia favorece o emagrecimento.

“A chia é um componente seco e a hidratação ajuda bastante na absorção. Quando hidratada, a semente apresenta uma composição gelatinosa no nosso estômago, colaborando para o controle do apetite e a perda de peso”, explica Gustavo.

Como usar a chia no suco verde

O ideal é hidratar a chia por 15 minutos antes de consumi-la. O processo pode ser feito antes do preparo do suco verde ou quando ele já está pronto.

Uma colher de sopa de chia é a quantidade ideal para ser acrescentada em receitas de um copo de suco.

Veja receitas de suco verde e chia

Suco de chia e espinafre

Ingredientes:
1 punhado de folhas de espinafre;
2 folhas de hortelã;
1 copo de água de coco;
1 colher de sopa de semente de chia;
1 maçã com casca e sem sementes picada.

Modo de preparo:
Deixe uma colher de chia coberta com água descansando por 15 minutos. Enquanto isso, separar e lavar as folhas de espinafre e de hortelã. Cortar a maçã, mantendo a casca e retirando as sementes. No liquidificador, bater os ingredientes com um copo de água de coco. Se quiser, pode adicionar um pouco de mel para adoçar.

Continua depois da publicidade

Suco de chia e couve

Ingredientes:
1 copo de suco de limão;
1 fatia de abacaxi;
1 folha grande de couve;
1 colher de sopa de semente de chia;
1 colher de chá de gengibre em pó;
250 ml de água gelada.

Modo de preparo:
Descasque o abacaxi e separe uma fatia grossa. Lave a folha de couve e reserve. Esprema o suco de limão, acrescente a colher de chia e deixe descansar por 15 minutos. Leve todos os ingredientes para bater no liquidificador até obter uma mistura homogênea e pronta para beber. Não precisa adoçar. Beba na hora para obter todas as propriedades do suco.

Propaganda
Advertisement