Search
Close this search box.
RIO BRANCO

CULINÁRIA

É possível ser saudável e comer chocolate todos os dias?

Publicado em

Durante a Páscoa, junto com os ovos de chocolate chega também a preocupação acerca dos malefícios que o doce pode causar à saúde devido aos níveis de gordura e açúcar. Contudo, alguns estudos mostram que consumir pequenas doses de certos chocolates diariamente pode fazer bem.

Como os benefícios da iguaria estão relacionados ao cacau, é importante optar por chocolates com teor de cacau acima de 70% e não chocolates ao leite, ricos em açúcar e gordura.

O cacau tem muitas propriedades medicinais e, por isso, pode ajudar a prevenir contra problemas de coração e ajudar a promover a saúde mental. De acordo com o jornal The Indian Express, compostos ativos presentes no chocolate provocam efeitos neurológicos no cérebro e conseguem atravessar a barreira hematoencefálica, escudo que inibe a entrada de toxinas e bactérias no tecido nervoso.

Continua depois da publicidade
Getty Imagescacau e chocolate
Chocolate 70% cacau traz benefícios à saúde

Um desses compostos é a teobromina, que contribui para o sabor amargo. Esse produto químico contribui para a natureza viciante do chocolate e pode influenciar o sistema nervoso.

Por ter essas propriedades, uma revisão de diversos estudos que acompanharam como o chocolate interage com as emoções mostrou que o doce está relacionado à melhorias no humor, ansiedade, energia e estados de excitação. Alguns também evidenciaram o sentimento de culpa, que segundo o The Indian Express pode estar relacionado ao leite.

Além disso, o consumo de chocolate amargo pode prevenir contra doenças cardiovasculares, como pressão alta, ataques cardíacos e redução do colesterol. Os polifenóis encontrados no alimento também podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e prevenir contra resistência à insulina e diabetes.

Getty ImagesMesa com sementes de cacau e chocolate
Chocolate amargo com 70% ajuda no aumento do fluxo sanguíneo
Propaganda
Advertisement