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ENTRETENIMENTO

Caso Gusttavo Lima reacende discussão sobre golpe do boleto; confira dicas para se prevenir

Publicado em

Gusttavo Lima Foto: Instagram

O cantor sertanejo Gusttavo Lima ficou com o nome sujo por causa de uma dívida de R$ 6.773,35 ao ser vítima de mais um golpe financeiro arquitetado por criminosos, que utilizam a emissão de boletos falsos para cometer o roubo de dinheiro.

Segundo a revista Quem, o caso aconteceu em abril e, por causa do golpe, o artista ficou com o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito.

A assessoria de Gusttavo Lima informou que todas as medidas jurídicas já foram adotadas, que a dívida em questão não foi feita pelo artista e que, após alertar a instituição financeira responsável pela emissão do boleto, o protesto foi cancelado.

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O sertanejo, porém, não foi a única vítima desse golpe. Além dele, outras pessoas também caíram nessa fraude. Por isso, toda atenção é necessária no momento de realizar pagamentos através de boletos.

Segundo Luís Toscano, VP de Negócios da Embracon, existem formas de reconhecer o golpe, prestando atenção em alguns detalhes do documento. Confira:

Dados do boleto

Veja se o nome da beneficiária, empresa que vai receber o valor, é a esperada. Desconfie se algumas das informações estiverem erradas e procure a empresa para entender se o boleto foi realmente emitido pela instituição.

Código de barras

Os três primeiros números informam para qual banco vai o dinheiro. Se o número da instituição financeira citada não bater com esses três dígitos, não pague o boleto.

Link de direcionamento

Uma prática comum dos golpistas é tentar direcionar as pessoas para uma página falsa. Por isso, é importante ficar atento ao endereço virtual e sempre buscar pelos canais oficiais das empresas.

Data de envio e valor

Caso receba um boleto por e-mail ou SMS fora da data que costuma receber, ou quando você não solicita, é sinal de fraude.

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Cai no golpe. O que fazer agora?

Marcelo Valente, consultor jurídico da Embracon, acrescenta que, uma vez que o consumidor é lesado, existem algumas medidas para ter o ressarcimento do valor de volta.

Primeiro, entre em contato imediatamente com seu banco e informe que a operação de pagamento deve ser cancelada, explicando o ocorrido.

O banco irá promover o bloqueio preventivo da operação, sendo possível cancelar a transferência de valores ao beneficiário indevido. Quanto antes comunicar seu banco, mais chances de reaver o pagamento realizado indevidamente, pois, normalmente, a transferência é realizada ao beneficiário em 48 horas.

Depois, faça um Boletim de Ocorrência. Leve o boleto fraudado, informe como obteve esse boleto, e o comprovante de pagamento. Com isso, é possível fundamentar a solicitação do cancelamento da operação junto ao seu banco e possibilitar que a polícia possa investigar os criminosos.

Por fim, comunique a real empresa beneficiária que o pagamento não foi realizado por conta da fraude. Assim, o consumidor poderá dispor de uma nova forma de regularizar o pagamento que não ocorreu.

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