ESPORTES
Acreano Pedro Henrique Ramirez brilha na natação e entra para o Top-10 nacional

Rio Branco, AC – O jovem nadador acreano Pedro Henrique Ramirez, de apenas 16 anos, alcançou um feito notável ao se destacar no cenário nacional da natação. Atleta do Corinthians, Pedro Henrique garantiu um lugar no Top-10 do ranking nacional nos 50 metros borboleta após sua participação no Campeonato Brasileiro de Natação Juvenil de Verão – Troféu Carlos Campos Sobrinho. A competição, que reuniu os melhores nadadores juvenis do país, foi realizada entre 11 e 15 de novembro em Vitória, Espírito Santo.
Em sua estreia no campeonato, Pedro Henrique competiu em quatro provas, demonstrando talento e determinação. Nos 200 metros livres e nos 100 metros borboleta, o atleta não conseguiu avançar às finais, mas nos 50 metros borboleta, ele brilhou. Mesmo não se classificando para a Série 1, Pedro Henrique garantiu sua vaga na final da Série 2, onde conquistou o primeiro lugar com o tempo de 25s89.
Apesar de não ter conquistado uma medalha, o desempenho de Pedro Henrique foi suficiente para colocá-lo na 10ª posição do ranking nacional da modalidade, de acordo com dados do site especializado Swim It Up!. O resultado representa um marco importante na carreira do jovem nadador e um motivo de orgulho para o Acre.
A trajetória de Pedro Henrique na natação começou na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Rio Branco. Em 2023, ele já demonstrava seu potencial ao conquistar o ouro nos 50 metros borboleta, com a marca de 26s99, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), em Brasília. O desempenho chamou a atenção do Corinthians, que o contratou para integrar sua equipe. Desde 2024, Pedro Henrique reside em São Paulo, onde se dedica aos treinos e competições pelo clube paulista.









