Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Acre alcança 86% de aplicação das vacinas contra a Mpox

Publicado em

Nesta segunda-feira (2), foi divulgado que o Estado do Acre já aplicou 86% das vacinas contra a Mpox recebidas do Governo Federal, através do Ministério da Saúde. Até o momento, foram recebidos 36 imunizantes, dos quais 30 já foram administrados na população.

Comparando com outros estados, apenas Pará, Pernambuco, Sergipe e Tocantins conseguiram aplicar 100% das vacinas recebidas. Isso destaca o empenho do Acre em avançar na imunização contra a doença.

O Brasil apresenta atualmente um risco baixo em relação ao surto de Mpox, e a campanha de vacinação teve início em março de 2023. Inicialmente, o foco era em grupos mais vulneráveis, incluindo pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA), profissionais de laboratórios expostos ao vírus e indivíduos que tiveram contato direto com fluidos corporais de casos suspeitos.

Continua depois da publicidade

Em junho de 2023, uma nova nota técnica do Ministério da Saúde ampliou o escopo da vacinação para incluir usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). Essa medida permite que, sempre que houver vacinas disponíveis nas redes estaduais ou municipais e não utilizadas para PVHA, elas possam ser aplicadas em pacientes em tratamento com PrEP.

Com essa estratégia, o Acre se destaca no esforço nacional para controlar a Mpox e proteger os grupos mais vulneráveis da população.

Propaganda
Advertisement