A jornalista Karol Oliveira idealizou o primeiro clube do livro de Rio Branco chamado “Prateleira”, voltado para a leitura de obras acreanas. Contando com 20 pessoas, o clube do livro se reúne uma vez ao mês para discutir e debater sobre o livro escolhido. As obras, geralmente, são acreanas e escolhidas a partir de votação.
De acordo com a acreana Karol, a ideia surgiu em 2015 quando leu o livro “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, que deu origem ao longa-metragem de mesmo nome, ganhador de diversos prêmios. “Era a primeira narrativa que se passava em Rio Branco que eu lia e por isso senti muita necessidade de conversar com alguém sobre ela, mas ninguém do meu meio mais próximo tinha lido. Foi a primeira vez que me senti uma leitora solitária”, diz Karol.
Em 2020, a acreana voltou a se sentir sozinha quando precisou fazer leituras acadêmicas para o mestrado. “Eu cuidava do meu primeiro bebê de alguns meses, fazia mestrado e enfrentava a pandemia como todo mundo. E com as obrigações dos estudos, eu tinha que fazer algumas leituras acadêmicas e foi quando me senti novamente muito sozinha ao ler os textos. Quando terminei o mestrado em 2022, eu pensei que nunca mais queria ler sozinha sem ter com quem compartilhar as minhas ideias, dúvidas e animações”, explica.
Karol conta ao ContilNet que já fazia parte de um clube chamado “Club Tag – Experiências Literárias” e gostava da iniciativa. “Eu perguntei para uma amiga ligada em questões culturais se ela sabia de algum edital que eu pudesse inscrever um projeto de leitura. Ela me deu algumas dicas de como seguir e foi aprovado”, relembra.
O Clube Prateleira começou a tomar forma em 2022, quando Karol e o esposo Daniel criaram a página “Prateleira Sebo Virtual” no Instagram para desapegar de livros acadêmicos e outros de ficção mais antigos. “Pesquisei muito sobre o nome e não tinha ideia de qual escolher. Daí vi uma sugestão do nome Prateleira na Internet e eu precisava muito de algumas pra colocar meus livros que estavam todos encaixotados. Acabei gostando do nome e pegou”, explica.
Clube do livro
O projeto do clube nasceu por volta de maio de 2022 como “Seminário Cultural Clube do Livro Prateleira: Leituras sobre o Acre”. Segundo Karol, o projeto foi submetido em um edital do Fundo Municipal da Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).
“Nossos primeiros encontros aconteceram em outubro, com o livro Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho, e novembro com a obra Acre: um estado de espírito, do jornalista acreano, Elson Martins de 2022, com recesso em dezembro para reorganização e prestação de contas”, explica Karol.
Atualmente, o clube conta com 20 pessoas, mas segue recebendo novas inscrições válidas para o ano de 2023. O livro de janeiro é “Cinco Mortes Simples”, do xapuriense Elenckey Pimentel.
“Ano passado, tivemos mais de 75 inscritos, a maioria de Rio Branco, mas tivemos uma inscrita de Porto Walter que participou à distância e uma acreana que mora no Ceará, mas que se fez presente no encontro de novembro”, conta a acreana.
Karol explica que com o fim da parceria com a FGB, há mais três pessoas na equipe que ajudam na organização, sendo eles o Herberson Galvão com artes gráficas e transmissões ao vivo, além do projeto piloto do Podcast Prateleira pelo Instagram, o Marcos Rocha que é filmaker e fotógrafo e a Paola Ribeiro que é arquiteta urbanista mas que está ajudando na organização geral, cenografia e é co apresentadora no Podcast Prateleira.
Escolha dos livros
Durante a graduação e a pós-graduação, Karol conta que estudou sobre representações do estado do Acre e dos acreanos, mas fora do ambiente acadêmico percebeu que eram poucos ao redor que tinham conhecimento sobre livros de ficção, biografia e outros gêneros sobre o Acre e personagens acreanos.
“Fiz uma pesquisa online e vi a possibilidade de levar as leituras para o Clube. Então lembrei de como me senti impactada com as Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho, e em como o filme foi se destacando cada vez mais nos festivais de cinema. Vi a oportunidade de começar com ele e chamar a atenção de possíveis leitores interessados em compartilhar suas experiências. Depois dele, todos os livros são escolhidos através de votação”, explica.
Reuniões
As reuniões do Clube do Livro Prateleira acontecem uma vez por mês, geralmente no último final de semana, para possibilitar todos os participantes a lerem o livro proposto. As reuniões acontecem, principalmente, de forma presencial, mas também de forma híbrida, presencial e virtual, quando há condições de fazer neste formato.
Para participar do Clube basta ler o livro e comparecer às reuniões. “Estamos elaborando certificados de participação e direitos de votação no livro seguinte apenas para membros inscritos que se comprometem com o clube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível no nosso Instagram @prateleiraac”, finaliza.