GERAL
Após três anos, procissão de São Sebastião volta a acontecer em Xapuri
Nos últimos 3 anos, por conta da pandemia, a tradicional festa de São Sebastião em Xapuri precisou cancelar a procissão nas ruas do município. Em respeito aos protocolos de sanitários, a prefeitura substituiu a caminhada por uma carreata.
Organizada pela Paróquia São Sebastião, através dos padres Antônio e Adriano, a segunda maior festa religiosa do Acre acontece entre os dias 11 e 20 de janeiro, tendo como encerramento a tradicional procissão, a partir das 17h. Este ano, a festa comemora 121 anos de existência.
O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcellos (PT) explica que o município precisou fazer algumas mudanças na infraestrutura para poder receber os milhares de fiéis que irão prestigiar o evento.
“Estamos reforçando a segurança, trazendo mais policiais. São dias em que dobramos a população, a cidade fica com maior fluxo de pessoas. O que é ótimo porque movimenta a economia. Conversamos com os bancos e eles estão cooperando para que não falte dinheiro nos caixas”, disse.
Programação
Todos os dias durante o novenário, a Paróquia celebra missas às 19h e quermesses em seguida.
No encerramento no dia 20, haverá missa às 7h, às 10h e às 16h. A partir das 17h, os fiéis começam a caminhada de procissão.
São Sebastião
A primeira festa foi datada meses antes da Revolução Acreana. Xapuri é berço do período histórico do Acre e do ciclo da borracha. A data escolhida para comemorar o dia de São Sebastião foi escolhida pelo o episódio quando um grupo de católicos percorreu as ruas do vilarejo de Mariscal Sucre, no dia 20 de janeiro de 1902, pedindo paz ao santo considerado o protetor contra a fome, flagelo e guerra, em razão dos conflitos da Revolução Acreana que estavam no início.