Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Atendendo em sua capacidade máxima, CER III tem fila de espera com quase 6 mil pacientes

Publicado em

Após receber reclamações de pais que aguardam há mais de um ano na fila de espera por algum tipo de atendimento no Centro Especializado em Reabilitação Frei Paolino Baldassari (CER III), a redação do Na Hora da Notícia entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) para saber como estava a lista de espera na unidade.

Segundo o documento enviado à equipe, todas as seis especialidades disponíveis no CER possuem lista de espera que somadas chegam a 5.857 pacientes.

  • Neuropsicologia: 491 pacientes;
  • Fonoaudiologia: 1912 paciente;
  • Terapia Ocupacional: 1537 pacientes;
  • Psicologia: 1750 pacientes;
  • Estimulação Precoce: 89 pacientes;
  • Fisioterapia: 78 pacientes.

Como é possível observar, as menores listas são para o atendimento de fisioterapia e estimulação precoce, já terapia ocupacional, psicologia e fonoaudiologia possuem lista com mais de 1.500 pacientes aguardando atendimento.

Continua depois da publicidade

Uma mãe, que prefere não se identificar, disse que há mais de um ano aguarda por atendimento de terapia ocupacional e fonoaudiologia para seu filho, mas até então não foi chamada.

Ainda de acordo com o documento enviado pela assessoria, a unidade de saúde segue o sistema de regulação do Estado do Acre e não disponibilizam vaga para encaixe imediato para as terapias multidisciplinares.

“Nesta unidade realizamos o acompanhamento de pacientes de 0 a 100 anos com diagnóstico neurológico, os quais, não tem prognóstico favorável para alta em curto e médio espaço de tempo. Isso implica numa baixíssima rotatividade de pacientes e um modelo de atendimento que difere das consultas ambulatoriais. Os pacientes assistidos nesta unidade têm vínculo de atendimento semanal, podendo usufruir do serviço em até 3 vezes por semana, e a depender de sua necessidade permanecem por longo período de tempo no serviço para não regressão do quadro e a manutenção da vida. Este serviço é referência para todo o estado do Acre, não tendo neste momento, outro apoio na rede estadual que nos auxilie na celeridade da lista de espera”, diz.

O documento diz ainda que o CER III tem ofertado sua capacidade máxima de atuação frente a estrutura física e capacidade de operacional. E destaca que “a Saúde do Acre, trabalha durante esta gestão para descentralizar os serviços que atualmente são oferecidos no CER III, única unidade de referência do Estado, abrindo novos centros nas regionais. Essa medida ampliará a capacidade de atendimento e facilitará a ida de pacientes que moram em regiões de interior. Além disso, estamos realizando mutirões com atendimentos itinerantes especializados em vários municípios. Levamos uma equipe multidisciplinar, com neuropediatras, fonoaudiólogos, psicólogos entre outros profissionais ajudando no diagnóstico; também exames especializados como ressonância magnética com ou sem sedação, entre outros”, finaliza.

 

 

 

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress