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GERAL

BNDES e MCom anunciam investimento em banda larga para 76 escolas do Acre

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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), a chamada pública para o programa BNDES Fust – Escolas Conectadas. O investimento de R$ 66 milhões, proveniente do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), tem como objetivo conectar 1.396 escolas públicas localizadas nas regiões Norte (76%) e Nordeste (24%).

Essas escolas serão divididas em três lotes, abrangendo cerca de 529 escolas nos estados do Amapá e Pará, 526 escolas no Acre e Amazonas – com 76 estabelecimentos de ensino atendidos apenas no Acre – e 341 escolas na Bahia, Maranhão e Paraíba. Estima-se que cerca de 500 mil alunos sejam beneficiados por essa iniciativa.

O anúncio contou com a participação dos ministros das Comunicações, Juscelino Filho, da Educação, Camilo Santana, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Durante o evento, Mercadante ressaltou a importância da iniciativa para a universalização do acesso à internet nas escolas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que enfrentam os menores índices de conectividade em suas instituições de ensino. Ele destacou que a pandemia evidenciou a importância da conectividade na vida das pessoas, ressaltando que um terço das crianças e jovens ficaram sem estímulo educacional durante mais de um ano.

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Essa ação também está alinhada à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), uma parceria entre os Ministérios das Comunicações e da Educação, que visa viabilizar o acesso à internet de qualidade, em alta velocidade e com Wi-Fi, para todas as 138 mil escolas públicas de ensino básico até 2026.

Os recursos utilizados provêm da arrecadação do Fust e foram repassados ao BNDES para a realização de projetos voltados à conexão em escolas que não possuem acesso à internet ou possuem acesso inadequado para fins pedagógicos. Essa iniciativa representa um passo significativo na promoção da inclusão digital e no fortalecimento do ambiente educacional nessas regiões.

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