Por volta das 12h30 desta quarta-feira, dia 22, uma equipe que contou com apoio de cães farejadores, familiares e mateiros, conseguiram após cinco dias, localizar o jovem que estava perdido na mata, já sem forças e quase se entregando à sorte.
Emerson Costa do Santos, teria saído para caçar no dia 17 passado e não retornou. Familiares e amigos noticiaram seu sumiço e registraram o fato às autoridades. Foi quando uma equipe de resgate foi montada e iniciaram as buscas pelo meio da mata.
Segundo foi relatado, os rastros demonstravam que o jovem poderia estar vivo, pois, não conseguiam localizar ninguém, dando a entender que estava circulando na tentativa de encontrar alguém e ajuda.
Emerson foi localizado quase sem forças, já que não se alimentava e vinha passando privações no meio da selva. O jovem foi localizado próximo ao Ramal Conquista, cerca de 8 quilômetros dentro da mata fechada.
O mesmo recebeu os primeiros socorros, sendo aquecido com material apropriado, vestido com roupas secas e colocado em uma rede improvisada, para ser levado ao ponto de resgate, distante cerca de quatro quilômetros.
A guarnição iniciou as buscas na manhã do dia 20 de dezembro e finalizou no dia 22, encontrando o jovem com vida por volta das 12h dentro de um igarapé a 8km de sua residência.
Os militares receberam ajuda da equipe de cães do CBMAC, com dois cães rastreadores. O jovem foi encontrado com poucas escoriações e estava desorientado sendo transportado pela guarnição até o hospital de Manoel Urbano para receber atendimento médico.
O CBMAC agradece o empenho de todos os militares envolvidos na busca: Sgt Eduardo e seu cão Hunter (Rastreador Brasileiro), Cb Juliano e a cadela Zoe (Pastor belga), Cb J Sobrinho, Cb Henrique, Cb Tananta e Cb Arlys.
O jovem foi levado para o hospital mais próximo, onde recebeu atendimento médico e ficou em observação, podendo ser liberado a qualquer momento, para passar o natal com familiares e amigos.