Na grande maioria das vezes usamos apenas a polpa desse vegetal, sem saber dos benefícios que o chá de casca de cebola pode nos proporcionar. Na parte externa desse legume existem grandes concentrações de vitaminas, antioxidantes e outras propriedades fitoterápicas. No entanto, para um melhor proveito, você deve fazer o preparo da infusão assim que retirar a casca e tomá-la ainda quente.
Benefícios do chá de casca de cebola
Um dos principais benefícios desse chá é o combate dos sintomas gripais. Isso acontece porque ele tem ação anti-inflamatória e analgésica. Dessa forma, quando consumido ainda morno tem a capacidade de aliviar a dor de garganta e fortalecer o sistema imunológico devido a presença de antioxidantes importantes. Contudo, essa infusão tem outras funções. Confira:
- Reduz a pressão arterial;
- Prevenção da doença coronariana;
- Combate o envelhecimento precoce;
- Alivia cólicas menstruais;
- Clareia cabelo;
- Tem poder de hidratar a pele;
- Ação diurética.
Como fazer o chá de casca de cebola
Para fazer o chá você pode escolher qualquer cebola (branca, amarela ou roxa). No entanto, siga a recomendação de guardar as cascas por pouco tempo e de ingerir a infusão logo depois de pronto. Portanto, você irá precisar de:
- 500 ml de água;
- Casca de uma cebola.
Em uma panela coloque a água e as cascas da cebola. Em seguida, ligue o fogo e conte 10 minutos após levantar fervura. Logo depois, apague a chama, tampe a panela e aguarde mais 10 minutos. Por fim, coe e beba em seguida. Entretanto, se quiser acrescentar mais sabor e agregar propriedades medicinais junte 2 dentes de alho e mel na hora do preparo.
Contraindicações
Toda infusão deve ser consumido com moderação, principalmente, se você tiver alguma sensibilidade estomacal. Além disso, crianças, adolescentes e grávidas devem falar com seus respectivos médico antes de fazer o uso constante do chá de casca de cebola.