Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

GERAL

Em 1º discurso, novo premiê do Reino Unido diz que povo votou pela mudança e promete reconstrução

Publicado em

Em seu primeiro discurso como novo premiê britânico, na manhã desta sexta-feira, 5, Keir Starmer relembrou e agradeceu os feitos de seu antecessor, Rishi Sunak, mas ressaltou que o povo votou pela mudança e prometeu que o governo fará um trabalho de reconstrução nacional.

“Gostaria de agradecer ao ex-primeiro-ministro Sunak, que conseguiu feitos enormes para o nosso país, o esforço que foi necessário não deve ser subestimado por ninguém […] Mas o nosso país votou de forma decisiva por uma mudança, por uma renovação nacional e a volta de uma política a serviço do povo”, iniciou Keir Starmer.

“A lacuna que há entre os serviços que as pessoas esperam e o que elas recebem dos políticos foi muito grande e levou a um cansaço no coração da nação, que acabou drenando as esperanças, a crença por um futuro melhor. E nós precisamos ir em frente juntos, curar essas feridas, reconstruir a confiança e isso só pode ser curado pelas ações, palavras e movimentos”, afirmou o novo premiê britânico.

Continua depois da publicidade

Na madrugada desta sexta-feira, 5, o Partido Trabalhista britânico alcançou uma vitória histórica nas eleições parlamentares. O partido conquistou 412 das 650 cadeiras do Parlamento do Reino Unido. Os conservadores alcançaram 120 assentos. Com o resultado, os trabalhistas voltam ao poder no Reino Unido após 14 anos de Partido Conservador.

Em sua fala, Starmer também destacou que o “serviço público é um privilégio” e que todo governo deve tratar o povo com respeito. Ele também deixou um recado para os britânicos que não votaram no Partido Trabalhista:

“Caso você tenha votado no Partido Trabalhista ou não, especialmente se você não votou, eu asseguro, falo com vocês diretamente, o meu governo irá servir, as políticas não podem ser de um partido, a gente vai mostrar isso. Nós mudamos o Partido Trabalhista dedicando ele ao serviço e é disso que será esse governo. O país em primeiro lugar, o partido em segundo.”

Reconstrução nacional

No final do seu discurso, o primeiro-ministro ressaltou que o trabalho de mudança no país começa imediatamente e afirmou que focará no bem-estar de todas as comunidades.

“Não tenha dúvida de que nós iremos reconstruir. Ruas mais seguras, todos tratados com dignidade e respeito, trazendo uma energia limpa e mantendo suas contas de energia em segurança. Também iremos reconstruir a infraestrutura trazendo oportunidades para trabalhadores e preços melhores para moradia”, disse.

Continua depois da publicidade

“A segurança também é muito importante para todos para que possam reconstruir suas vidas. Se eu perguntar para vocês agora se acreditam que o Reino Unido estará melhor para os seus filhos, sei que muitos responderão que não. Portanto, meu governo vai lutar todos os dias até que nós possamos acreditar que sim. De agora em diante, vocês têm um governo que vai lutar por isso apenas pela determinação de servir ao seu interesse. Para lutar por aqueles que constroem o país e tornar responsabilizados aqueles que vão contra o país. Nós traremos a mudança restaurando os serviços e o respeito à política”, continuou.

Starmer finalizou convidando a todos os britânicos para que “se juntem ao governo numa missão de renovação nacional”. “Nosso trabalho é urgente e começamos esse trabalho hoje”, frisou.

 

Propaganda
Advertisement