Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

GERAL

Extrato bancário com nova padronização começa a valer a partir de hoje; entenda

Publicado em

O extrato bancário passa a ter um nova padronização a partir desta segunda-feira, 8. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a padronização tem como objetivo facilitar a compreensão das informações mais acessíveis, principalmente para quem acessa contas de mais de uma instituição financeira.

A mudança vai abranger inicialmente as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as demais operações financeiras serão incluídas no processo de padronização.

Pela nova nomenclatura, operações como “depósito de cheque no ATM”, que engloba situações em que o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência da conta creditada, passam a ser descritas no extrato sob a sigla “DEP CHEQUE ATM”.

Continua depois da publicidade

Nas operações de saque, como “saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta”, que engloba situações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência com o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, a iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários.

“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira.”, afirma o diretor.

 

Propaganda
Advertisement