Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

GERAL

Ministério da Saúde confirma redução de casos de dengue em todo o país

Publicado em

De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (14), a dengue apresenta uma tendência de queda em quase todos os estados brasileiros. A análise aponta que nenhum estado do país está mais em tendência de aumento de casos da doença. Enquanto Maranhão e Mato Grosso registram estabilidade, as demais unidades da Federação demonstram uma clara queda nos números.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, destacou que é esperado que Maranhão e Mato Grosso também entrem em tendência de queda nas próximas semanas, seguindo o padrão observado ao longo da epidemia de 2024 no Brasil.

Atualmente, o Brasil possui 10 decretos de emergência por dengue em vigor, em estados como Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa é que esses estados revoguem os decretos assim que os casos por 100 mil habitantes ficarem abaixo de 300.

Continua depois da publicidade

Além disso, há 632 decretos municipais de emergência por dengue em vigência, com mais de 500 deles em processo de revisão pelo Ministério da Saúde. Ethel ressaltou a mudança significativa na situação da epidemia no país e a previsão de que os estados permaneçam em emergência por cerca de três a quatro meses.

Os dados mais recentes apontam um total de 4.797.362 casos prováveis de dengue em 2024, com uma média de 2.362,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Dentre esses casos, 53.660 são considerados graves ou com sinal de alarme. O país também registrou 2.576 óbitos confirmados pela doença, além de 2.628 em investigação.

Propaganda
Advertisement