Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Motoristas terão CNH suspensa nos próximos dias: Confira quem não poderá mais conduzir

Publicado em

Ter uma Carteira Nacional de Habilitação é um privilégio para poucos e também uma grande responsabilidade. Por isso, motoristas precisam ficar atentos às regras de trânsito sob o risco de terem sua CNH suspensa. Mas alguns condutores podem ficar sem dirigir já nos próximos dias. Leia nosso artigo e entenda um pouco mais sobre isso.

Aumento de processos em 2022

Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) registrou um alto número de processos abertos relacionados à suspensão de condutores de veículos. Apenas em sete meses de 2022, o total já ultrapassa 12 mil e esse valor já supera em 70% a quantidade de apontamentos trazidos pela pasta no ano passado. Se compararmos ainda com os números acumulados de 2021, de 17, 2 mil ocorrências, o estado da região Centro-Oeste teve um aumento significativo para o resto do ano vigente.

Motoristas podem ter CNH suspensa

Ainda de acordo com o Detran-MS, essas ocorrências simbolizam somente os processos que foram instaurados e não se os motoristas já terão a CNH suspensa. No entanto, alerta que os números podem mudar dependendo dos recursos administrativos. Mas apesar de ser somente uma previsão, sem possibilidades de trazer a exatidão de carteiras suspensas, o quadro é preocupante. Principalmente no que diz respeito à segurança e leis de trânsito pois até a suspensão ser decidida de fato, o condutor pode permanecer dirigindo. Isto acontece porque a legislação federal de trânsito lhe garante o direito de defesa na forma de recursos jurídicos e processos administrativos de justificativas.

Continua depois da publicidade

Infração de trânsito não traz suspensão imediata

Evidentemente, nenhum condutor gosta – ou não deveria – de cometer uma infração de trânsito. Contudo, é importante destacar que somente isso não acarreta uma suspensão imediata da CNH. Como citado anteriormente, ele pode se defender e recorrer mas, uma vez que isso ocorre, o motorista perde o direito de dirigir e esse período pode durar até 12 meses (1 ano). Caso ele ou ela sejam pegos dirigindo sem permissão, serão punidos com multa e sendo reincidentes, a penalidade pode ser ainda mais severa com a cassação da CNH, além de uma multa de R$ 880,41. Além disso, pode ficar mais 2 anos sem conduzir um veículo.

A cassação implica ainda na obrigação de passar por todos os exames necessários como se fosse tirar a carteira pela primeira vez enquanto a suspensão exigiria somente o curso de reciclagem.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress