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RIO BRANCO

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Mulheres de 35 anos são o principal público da Shein, mostra pesquisa

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A popularização da varejista chinesa Shein no Ocidente se deve, em grande parte, a redes sociais como o TikTok, usadas majoritariamente por jovens entre 16 e 24 anos — o grupo representa 41% dos usuários, segundo dados da Cuponation. Contudo, uma nova pesquisa, da plataforma Zalando, revela que, atualmente, o consumidor médio da varejista chinesa consiste em mulheres de 35 anos. Ainda de acordo com o estudo, contraditoriamente, as clientes alegam que se preocupam principalmente com a questão da sustentabilidade.

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d3sign/Getty Imagesmulher fazendo compras no aplicativo shein
O principal público da Shein, atualmente, são mulheres de 35 anos

O relatório da Zalando, plataforma alemã de varejo on-line, mostra que, enquanto 72% dos entrevistados consideram importante reduzir o desperdício de alimentos, plástico e água, apenas 54% sentem a mesma preocupação em relação à moda. Além disso, 44% dos participantes acreditam que outras escolhas sustentáveis feitas, como reciclagem e redução do consumo de carne, compensam as opções de aquisição menos sustentáveis.

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De acordo com o mesmo relatório, 56% dos entrevistados estão dispostos a adotar algumas medidas para serem mais sustentáveis. No entanto, são menos propensos a mudar completamente hábitos de compra.

Essa perspectiva vai de contramão à opinião da geração Z — nascida entre 1996 e 2010. Conforme pesquisa realizada pelo portal independente FFW, em parceria com a consultoria estratégica Dezon, a maioria do público jovem deixaria de consumir marcas de fast fashion em razão de adversidades, como falta de transparência, e problemas que atingem o meio ambiente.

Anthony Devlin/Getty Images for SHEINMulher comprando em loja da Shein - Metrópoles
Mais da metade dos consumidores da Shein não querem mudar completamente hábitos de compra

Cezaro De Luca/Europa Press via Getty ImagesFoto da fachada da Shein
A varejista se popularizou por entregar peças variadas com preços baixos

 

Iryna Imago/Getty Imagescalças jeans - metrópoles
A vontade de estar em dia com as tendências faz jovens preferirem a moda rápida
Shein/DivulgaçãoNa imagem com cor, fotos da coleção de Carnval da Shein com a curadoria da anitta - Metrópoles
A Shein é uma das principais varejistas com ascensão global

Jodi Hilton/NurPhoto via Getty Imagespessoas trabalhando com roupa na índia - metrópoles
Marcas de fast fashion são acusadas de trabalho análogo à escravidão

Público da Shein

A Shein encontra, atualmente, um novo perfil consumidor de seus produtos: mulheres de 35 anos que se dizem preocupadas com sustentabilidade, sendo que mais da metade não pretende mudar hábitos de compra. Os dados reforçam a diferença geracional, já que o público nascido a partir da metade dos anos 1990 apresenta uma maior conscientização em relação à sustentabilidade na indústria da moda, em geral.

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