Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Rio Acre já está abaixo do esperado para esta época do ano, diz Defesa Civil

Publicado em

O Rio Acre amanheceu na marca de 3,39 metros, na manhã desta terça-feira, 23. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, o tenente-coronel Cláudio Falcão, o ideal era que o manancial estivesse entre e 4 e 5 metros.

“O rio ele já está abaixo do que a gente esperava que estivesse, estamos com 3,39 metros hoje, o ideal é que, ainda antes do final do mês de maio, ele estivesse entre 4 e 5 metros, porque os meses difíceis virão. Começa a partir de junho, próximo mês, e nós temos o pior mês, que é a setembro. As piores marcas de registrado sempre foi no mês de setembro”, diz.

Falcão alerta ainda para o período de estiagem que estamos entrando e enfatiza sobre os meses mais críticos do ano.

Continua depois da publicidade

“Agora, teremos estiagem, diminuição das chuvas, que já está acontecendo. E nos meses de junho, julho, agosto e setembro, por exemplo, são os quatro piores meses, que um mês agrava para outro, já em um cumulativo”, alerta.

O coordenador diz que a expectativa para os próximos dias é que o rio baixe ainda mais e possa superar a marca de 2022, quando somente em setembro três recordes foram batidos.

“A tendência é que ele [rio] diminua ainda mais e a expectativa, infelizmente, é que lá para o mês de setembro ele alcance a marca do ano passado, ou até pior. Lembrando que o ano passado a menor marca foi de 1,25m, onde foi quebrado três recordes só no ano passado, então o cenário não é bom. Além disso, nós temos previsão também de altas ondas de calor. Juntamente com o calor vão vim as queimadas, então a consequência atrás de outra, infelizmente. Então essa é a perspectiva e panorama para quando iniciar o segundo semestre ano”, finalizou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress