Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

SEE do Acre abre inscrições para eleição de gestores escolares

Publicado em

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Arcre (SEE) está abrindo, a partir desta quinta-feira, 9, as inscrições para a eleição de gestores escolares. O prazo de inscrição encerra-se na terça-feira,t 14. Para concorrer, os candidatos precisam ter passado pelo processo de certificação e pelo curso de formação continuada.

Os candidatos concorrerão a um mandato de quatro anos, com possibilidade de reeleição, e a campanha terá início um dia após o término das inscrições, ou seja, em 15 de maio. As atividades de campanha seguirão até o dia 28 de maio, quando a eleição será realizada na quarta-feira, 29.

No dia da eleição, o período de votação será das 8h às 17h, estendendo-se até as 20h para as escolas que possuem três turnos de ensino. Serão 266 escolas em todo o estado acreano participando do processo eleitoral. Para mais informações, os candidatos devem acessar o site da SEE no endereço www.see.ac.gov.br.

Continua depois da publicidade

A comissão eleitoral, composta por quatro membros, será responsável pela divulgação do edital, registro de inscrições, confecção e disponibilização dast cédulas de votação, homologação e divulgação da lista de eleitores, designação e credenciamento das mesas receptoras e apuradoras, além da organização de debates entre os candidatos.

A inscrição no processo eleitoral deve ser feita diretamente na escola em que o candidato deseja concorrer. É importante ressaltar que o candidato não poderá se candidatar em duas ou mais escolas e nem em municípios diferentes.

No dia da eleição, terão direito a voto os professores efetivos, os servidores não docentes efetivos, os alunos matriculados a partir do 6º ano do ensino fundamental (anos finais), com idade mínima de 13 anos, e um dos pais ou responsável pela matrícula. Mesmo que haja mais de um filho matriculado na mesma escola, os pais ou responsáveis terão direito a apenas um voto. Além disso, os servidores efetivos afastados por licença-saúde, licença-prêmio ou licença-maternidade também terão direito a voto no dia da eleição.

No caso dos professores que possuem apenas um contrato de trabalho e estão lotados em duas ou mais escolas, eles deverão exercer seu direito de voto na unidade escolar onde tiverem a maior carga horária. Já os professores com dois contratos de trabalho em escolas diferentes poderão votar nas eleições de ambas as escolas.

Com a eleição de gestores escolares, busca-se promover maior participação da comunidade escolar na administração e tomada⁷ de decisões, contribuindo para a melhoria da qualidade educacional no estado do Acre.

Propaganda
Advertisement