GERAL
Servidores da educação municipal não receberão abono este ano; assessor de planejamento diz que já foi ultrapassado 98% do recurso do Fundeb
Enquanto o estado anuncia o pagamento do abono para os servidores da educação pelo segundo ano consecutivo, os servidores municipais ficam sem saber de fato de receberão ou não.
O fato é que de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Educação (Sinteac), no quinto bimestre a prefeitura não cumpriu com a obrigatoriedade dos 70%.
“Vamos lutar pelo abono, vamos saber quanto vai ter de sobra”, diz a presidente do sindicato, Rosana Nascimento, que afirmou ainda ter uma reunião na parte da tarde desta quarta-feira, 7.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Rio Branco que informou está cumprindo com todas suas obrigações.
A equipe também buscou maiores detalhes como Rosenato Pontes, assessor de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que rebateu as informações do sindicato e disse que no quinto bimestre foi atingido 88% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, Pontes disse que na data de hoje já foi ultrapassado o percentual de 98% do recurso. Com isso, foi categórico “não teremos abono esse ano”, finalizou.