Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

Sesacre diz que anestesista não conseguiu chegar em tempo hábil, mas hospital fica a 40 minutos de Rio Branco

Publicado em

Secretário Pedro Pascoal assinou nota falando sobre problema enfrentado por pacientes em Senador Guiomard (Foto: Secom)

As três pacientes que denunciaram a falta de médico anestesista, no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, na manhã desta terça-feira, 4, onde estava marcado a realização de suas respectivas cirurgias de laqueadura, foram liberadas e tiverem alta do hospital.

Elas disseram ter sido orientadas a retornar para casa e aguardar que a Sesacre marque novamente o procedimento cirúrgico, porém, não tiveram data prevista.

“Um absurdo total. Ligaram nas pressas, viemos em horários até diferentes porque estávamos trabalhando. Ficamos internadas desde ontem, fizemos exames e todos os protocolos para a cirurgia. Ficamos em jejum até 11 da manhã de hoje já, e simplesmente nós mandaram voltar pra casa. Mais de um ano esperando essa laqueadura e temos que passar por tudo isso e ainda ir nas carreiras pra outro município. Onde já se viu, ficar com soro e tudo, já com a roupa do centro cirúrgico e depois dar alta sem fazer nada. É muita humilhação”, disse um das pacientes

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) emitiu uma nota explicando o que aconteceu e as providências que deverão tomadas. Segundo a nota assinada pelo secretário, o anestesista escalado não conseguiu no hospital em tempo hábil.

No entanto, a nota não deixa claro o que aconteceu para o anestesista não conseguir chegar ao hospital, uma vez que da capital Rio Branco até o município de Senador Guiomard, a distância é de 26 km, ou, segundo previsão de tempo de chegada em mapas de GPS, 40 minutos de viagem. As pacientes esperaram das 7h até as 11h, quando foram liberadas.

A Sesacre ainda informou que as pacientes foram liberar e devem retornar ao hospital Ary Rodrigues na próxima terça-feira (11) para realizar o procedimento cirúrgico.

NOTA PÚBLICA SESACRE LAQUEADURAS

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informa que, em função de um problema de logística, o anestesista escalado para as cirurgias de laqueadura previamente agendada para serem realizadas no Hospital Ary Rodrigues, no Quinari, não conseguiu chegar até a unidade do município em tempo hábil.

Estamos cientes do transtorno e da frustração que isso pode ter causado às pacientes que aguardavam a realização de seus procedimentos e pedimos desculpas pelo incidente.

Continua depois da publicidade

Diante da impossibilidade de o anestesista chegar à unidade em tempo hábil, as pacientes foram liberadas e orientadas para retorno à unidade na próxima terça-feira, 11 de junho, data na qual garantimos que todas as medidas necessárias serão tomadas para que os procedimentos sejam realizados com a maior segurança e eficiência possível.

Reiteramos nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população estamos trabalhando arduamente para evitar que situações como esta voltem a ocorrer.

Agradecemos a compreensão de todos e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde do Acre (Sesacre)

Propaganda
Advertisement