MUNDO
‘Barricada de livros’ em janela de Kiev
A foto de uma janela de apartamento totalmente fechada por livros em Kiev viralizou no Twitter e Instagram. A imagem foi originalmente publicada pelo usuário Lev Schevchenko, que conta que viu a cena no seu bairro, Voskresenka, uma área residencial a nordeste do centro da capital ucraniana.
Não foi detalhado quem reside no apartamento.
O temor de disparos e fragmentos de bombas entrarem nas residências tem levado os moradores de cidades ucranianas a bloquearem suas janelas da maneira que é possível.
A revista americana “The New Yorker” publicou o relato de uma família que também vive num subúrbio a leste de Kiev e igualmente usa livros para tampar as janelas. A jornalista e ativista cultural Lena Samoilenko vive com o marido, dois filhos e seus pais e contou o seguinte:
“O QUARTO DAS CRIANÇAS TEM UMA BOA PAREDE INTERNA RESISTENTE E A CAMA DELES FICA BEM AO LADO. ACHAMOS QUE ELES VÃO DORMIR LÁ. ENTÃO, NAQUELE CÔMODO, COLOCAMOS LIVROS NAS JANELAS, PARA PREENCHER TODA A ABERTURA. FELIZMENTE, TEMOS MUITOS LIVROS, INCLUINDO AQUELES QUE NÓS PUBLICAMOS. ISTO É NO CASO DE HAVER FOGO DE ARTILHARIA. OS LIVROS IMPEDEM QUE OS FRAGMENTOS ENTREM E TAMBÉM ABAFAM O BARULHO. AS PESSOAS RECOMENDAM USAR SACOS DE AREIA PARA BLOQUEAR AS JANELAS, MAS NÃO TEMOS SACOS DE AREIA”.