Search
Close this search box.
RIO BRANCO

MUNDO

Queda de helicóptero do presidente do Irã ocorreu por “falha técnica”

Publicado em

A imprensa estatal iraniana afirmou que a queda do helicóptero que matou o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, nesse domingo (19/5), aconteceu devido a uma “falha técnica” em meio às péssimas condições meteorológicas.

O modelo Bell 212 é fabricado pela empresa americana Bell. De acordo com as especulações da imprensa local, o helicóptero não recebia peças para a manutenção desde 1986.

Veja vídeo:

Continua depois da publicidade

Naquele ano teria ocorrido a última negociação secreta entre Irã e Estados Unidos, quando os países teriam trocado peças extras do helicóptero por reféns detidos por grupos apoiados pelo Irã no Líbano.

O acidente aconteceu em uma região montanhosa, com forte neblina e de difícil acesso, quando a comitiva presidencial retornava de uma viagem ao Azerbaijão Oriental. Raisi não resistiu.

Será realizada uma procissão funerária pública para o presidente e o ministro das Relações Exteriores, na cidade de Tabriz, na manhã desta terça-feira (21/5). O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse que os corpos serão levados para Teerã para o funeral oficial.

O líder supremo do país, Ali Khamenei, anunciou, nesta segunda-feira (20/5), a indicação de Mohammad Mokhber, vice-presidente do Irã. Nomeado em 2021 por Raisi, o vice-presidente compõe o Conselho Supremo de Segurança Nacional e assume as atividades financeiras do governo.

Segundo a Constituição do país, uma nova eleição presidencial será realizada em até 50 dias. O conselho é composto pelo vice-presidente, pelo presidente do Parlamento e pelo chefe do Poder Judiciário.

Considerado conservador, o político chefiava a Execução da Ordem do Imam Khomeini (Eiko, na sigla em inglês), foi presidente do Conselho do Banco Sina e vice-governador da província do Khuzistão.

Mokhber esteve em Moscou, na Rússia, em 2022, acompanhado de outras duas pessoas para a venda de drones e mísseis balísticos, durante a guerra da Ucrânia.

 

Propaganda
Advertisement