Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Rússia tentará recuperar restos do drone americano que caiu no mar Negro

Publicado em

Drones militares exercem funções como reconhecimento de áreas geográficas e vigilância de ataques bélicos DIVULGAÇÃO / FORÇA AÉREA DOS EUA

A Rússia, acusada de ter derrubado um drone americano no mar Negro, anunciou nesta quarta-feira (15) sua intenção de recuperar os destroços da aeronave, que voava perto da Ucrânia, apesar do alerta de Washington contra qualquer tentativa de apreensão dos fragmentos.

“Não sei se conseguiremos recuperá-lo, mas temos que tentar e vamos trabalhar nisso”, disse o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, em declarações à televisão.

O chefe do serviço de inteligência SVR da Rússia, Sergei Naryshkin, disse que o país tem capacidade “técnica” para recuperar o drone.

Continua depois da publicidade

O porta-voz da Segurança Interna da Casa Branca, John Kirby, criticou a Rússia por se recusar a assumir a responsabilidade pelo acidente e disse que os Estados Unidos estão tentando recuperar os restos do drone.

“Obviamente, não queremos ver ninguém pondo as mãos nele além de nós”, disse Kirby. “Tomamos medidas para proteger nossos interesses.”

A Força Aérea dos Estados Unidos na Europa informou que dois caças russos Su-27 interceptaram um drone MQ-9 Reapers em águas internacionais na terça-feira (14) e que as manobras de um dos aviões provocaram o acidente, com a “perda” do drone.

Voos ‘hostis’

undefined

O governo dos Estados Unidos responsabilizou a Rússia pelo incidente e chamou de “temerária e pouco profissional” a ação dos aviões russos, mas o Kremlin negou qualquer erro.

O embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoli Antonov, classificou os voos americanos perto da fronteira russa como “hostis”.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress