POLÍCIA
Acre enfrenta baixa procura pela vacina contra a dengue e doses podem ser desperdiçadas
O estado do Acre corre o risco de perder milhares de doses de vacina contra a dengue até o final deste mês de abril. Um lote com 17.810 doses, enviado pelo Ministério da Saúde em fevereiro, tem prazo de validade até o próximo dia 30. Apesar da ampliação da faixa etária para a imunização, abrangendo crianças de 6 anos a adolescentes de 16 anos, além de adultos de 20 a 59 anos com comorbidades, a adesão da população tem sido baixa.
A campanha de vacinação está disponível em 228 locais distribuídos por todos os municípios do Acre. Recentemente, a prefeitura realizou um mutirão de vacinação na capital acreana, entretanto, mesmo assim a procura foi abaixo do esperado.
O Ministério da Saúde está confiante de que todas as doses serão aplicadas dentro do prazo, mas não possui um plano alternativo caso ocorra desperdício. De acordo com o Ministério, na primeira semana de abril foram aplicadas 31.650 doses, e os dados da segunda semana ainda estão sendo consolidados. Em março, foram aplicadas 449.725 doses, enquanto que em fevereiro, mês de início da campanha, foram registradas 227.272 doses aplicadas.
A conscientização sobre a importância da vacinação contra a dengue é fundamental para evitar a propagação da doença. É crucial que a população esteja ciente da disponibilidade das doses e da importância de se imunizar, especialmente considerando o prazo de validade das vacinas. As autoridades de saúde reforçam a necessidade de buscar os pontos de vacinação e não deixar que essas doses preciosas sejam desperdiçadas.
You must be logged in to post a comment Login