POLÍCIA
Bope apreende cerca de 300 kg de skank em fazenda após incidente com avião
Na última terça-feira (7), policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizaram a apreensão de aproximadamente 300 kg de skank em uma fazenda localizada na vila Sumaúma, em Mucajaí, Roraima. A ação ocorreu após um avião de pequeno porte apresentar uma pane e realizar um pouso forçado na pista da propriedade. Não houve prisões relacionadas ao incidente.
O Bope foi acionado por volta das 20h, após receber informações sobre a presença de uma aeronave na área de mata da fazenda. Ao chegar ao local, um caseiro de 29 anos relatou ter avistado o avião pousando na pista de acesso ao pasto por volta das 17h.
Os policiais militares dirigiram-se até a aeronave e a encontraram em situação de pane, com as portas abertas, porém vazia. A substância ilícita foi descoberta escondida nas proximidades de um buritizal, cerca de 1 km distante do local de pouso da aeronave, armazenada em 10 grandes volumes, divididos em blocos.
No interior do avião, foram localizados os documentos do proprietário. Para evitar a remoção da aeronave do local, os agentes retiraram a caixa preta e o inversor de polaridade – equipamento utilizado para a partida do avião – e os encaminharam à Polícia Federal juntamente com a droga apreendida.
A região da vila Sumaúma é conhecida por ser uma rota utilizada por garimpeiros que acessam a Terra Indígena Yanomami. Nos últimos meses, a área tem sido alvo de grandes apreensões de entorpecentes, como uma operação da PF que resultou na apreensão de meia tonelada de drogas, e outra ação da Polícia Civil que confiscou 357 kg de substâncias ilícitas.