POLÍCIA
Chuva intensa provoca enchentes no Grande ABC, paralisa trens e causa estragos pelo Estado de SP

Chuvas intensas chegaram ao Estado de São Paulo e provocaram estragos neste sábado, 19, em meio ao feriado de Páscoa. A região do Grande ABC conta com diversos pontos de alagamentos. Os trens da Linha 7-Rubi, da CPTM, não estão circulando no trecho entre as estações Campo Limpo Paulista e Botujuru desde 15h50. A Linha 10-Turquesa ficou paralisada no trecho entre as estações Capuava e Prefeito Saladino, em Santo André, das 17h às 19h20. Para as próximas horas, segundo a Defesa Civil, as regiões que contam com mais risco de temporais são o Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Litoral Norte, em São Paulo.
Foram emitidos alertas ‘severos’ para o ABC, Alto Tietê e Bertioga. As cidades com maior fluxo de chuva nas últimas 12 horas, até 18 horas, foram Diadema (87 mm) e Mauá (80 mm).
Segundo dados obtidos pela Defesa Civil, em Santo André choveu em duas horas, durante a tarde deste sábado, o volume de chuva esperado para 22 dias.
Já entre 17h30 e 18h30, a cidade com maior volume de chuva foi Caraguatatuba, no Litoral Norte. Foram registrado 43 mm de chuva em uma hora. “A chuva forte segue concentrada na região do ABC e nos municípios do Alto Tietê e tem o seu deslocamento sentido Litoral Norte e Vale do Paraíba. Seguimos monitorando”, explicou a Defesa Civil.
Mais sobre as cidades afetadas
Confira mais detaques sobre o impacto das chuvas em São Paulo, segundo atualizações da Defesa Civil até a publicação desta matéria:
São Bernardo do Campo: o bairro Pauliceia ficou alagado, as equipes seguem em campo contabilizando os danos e monitorando os locais de risco.
São Caetano do Sul: foram registrados pontos de alagamentos transitáveis nas Rua Tietê, Avenida José Salgustiano, Avenida Lions e adjacentes. Nenhuma residência foi atingida. Equipes seguem em campo contabilizando os danos e realizando a limpeza das vias.
Diadema: foram registrados diversos pontos de alagamentos na Avenida Casa Grande, Avenida Conceição, Avenida Fábio Eduardo Ramos, Avenida Piraporinha, Avenida Ulisses Guimarães e Avenida São José. Uma farmácia localizada na Avenida São José, foi atingida pelas águas e algumas motos que estavam estacionadas foram arrastadas. Município sendo monitorado.
Mauá: houve chamados para quedas de árvore em toda região. Houve um deslizamento de terra atrás da EMEI Frajola, localizada na Av. Presidente Castelo Branco, s/n. Houve também um deslizamento de terra atrás de uma residência localizada na Rua Martino Basso, 1206 e uma queda de árvore nos fundos de uma residência na Rua Jesuíno Bastos, 529, todas ocorrências concentradas no bairro Jardim Zaíra. Até o momento não houve relato de pessoa ferida, desalojada ou desabrigada. Equipes da Defesa Civil municipal permanecem em campo prestando apoio aos munícipes afetados.
Bertioga e Ubatuba: até o momento, não houve chamados para a Defesa Civil.
Campo Limpo: Na Rua Adamantina ocorreu um deslizamento de terra, acarretando uma queda de muro. Equipes da Defesa Civil do município realizam vistoria no local. Não houve feridos.
Trens afetados
Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre 15h50 e 18h08, devido a pontos de alagamentos causados pelas fortes chuvas na Região Metropolitana de São Paulo, os trens da Linha 7-Rubi não circularam no trecho entre as estações Campo Limpo Paulista e Botujuru.
O sistema Paese, com a solicitação de ônibus para atender os passageiros no trecho interrompido, chegou a ser acionado. Mas em nota atualizada, enviada ao Terra por volta de 19h, foi incofmado que o sistema foi cancelado. “A circulação da Linha 7-Rubi está em processo de normalização na noite deste sábado”, complementaram.
A Linha 10-Turquesa também foi afetada ao longo da tarde. Às 17 horas o trecho entre as estações Capuava e Prefeito Saladino ficou paralizado. A circulação foi retomada às 19h20. Para atender os passageiros no trecho interrompido, durante esse período, foram utilizados ônibus do sistema Paese.
Chuva deve permanecer
De acordo com a previsão para o restante da noite deste sábado, assim como para a madrugada de domingo, 20, a chuva “vai e vem” até a próxima madrugada na capital e na Região Metropolitana, com intensidade de moderada a forte.
Nas demais regiões paulistas há expectativa de chuva fraca a moderada, sem potencial para gerar transtornos. De madrugada a chuva intensa ainda pode persistir, principalmente no litoral e na divisa com o Rio de Janeiro.
