Search
Close this search box.
RIO BRANCO

POLÍCIA

Operação da PF mira garimpo ilegal que desmatou 83 campos de futebol no AP

Publicado em

Uma operação da Polícia Federal (PF) com apoio de órgãos ambientais do Amapá localizou nesta quinta-feira (4) uma área desmatada por atividade de garimpagem ilegal equivalente a 83 campos de futebol. A área destruída possui de cerca de 680 mil metros quadrados e é vizinha à Terra Indígena Waiãpi, na região oeste do estado.

Segundo a PF, a Operação Águas de Prata III resultou em prejuízo de mais de R$ 3 milhões para os criminosos nos garimpos de São Domingos e Urucum, próximos ao município de Pedra Branca do Amapari.

As investigações apontaram que os danos ambientais causados pelas atividades ilegais impactaram cerca de 300 quilômetros do curso de rios da região.

Continua depois da publicidade

Os policiais e agentes envolvidos destruíram 4 escavadeiras hidráulicas e 5 motores-bomba, além de outros maquinários utilizados pelos garimpeiros.

A PF informou que os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da união, poluição, desmatamento, podendo pegar pena de até 13 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

A operação teve a participação de 30 policiais federais, civis e equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA) e Ibama.

Propaganda
Advertisement