POLÍCIA
PRF prende caminhoneiro transportando cerca de 200 kg de drogas no Acre
Um caminhoneiro que não teve o nome divulgado foi preso acusado de tráfico de drogas na noite desta quinta-feira (18), no entroncamento das Quatro Bocas, na BR-364, do município de Senador Guiomard, no interior do Acre.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminheiro é natural do estado de São Paulo e havia chegado a Rio Branco há cerca de um mês, trazendo sucata de ferro velho. Nesta quinta-feira, o caminhoneiro estava saindo da capital transportando sucata de plástico que tinha como destino o município de Piracicaba, no interior estado de São Paulo, em um caminhão modelo Scania de cor branco e placa IGQ-7F83.
Os PRFs estavam realizando uma abordagem de rotina, quando acabaram percebendo que a carga do caminhão estava meio torta. Ao fazer a abordagem de forma preventiva, o caminheiro apresentou nervosismo e informações desconexas sobre o destino final da carga, motivando os agentes a fazerem uma verificação de rotina.
Em um compartimento acoplado ao eixo do caminhão foi encontrado em um fundo falso, com cerca de 200 quilos de pasta a base de cocaína e cloridrato de cocaína. Diante dos fatos, o profissional, que alegou não saber das drogas no seu caminhão e ser o proprietário do automóvel, recebeu voz de prisão e foi encaminhado a Unidade da Polícia Rodoviária Federal, localizado no km 9 da BR-364, para a contagem geral dos entorpecentes.
Os policiais informaram a reportagem que a ocorrência iniciou às 13h e a contagem terminou somente no final da noite. Ao total, com a apreensão, foi dado um prejuízo de R$ 13 milhões ao crime organizado.
A polícia exemplificou ainda que se o carregamento de 200 kg de drogas chegasse na Europa, um dos mercados consumidores desse entorpecente vindo da América do Sul, fosse apreendido por lá, o prejuízo ao crime organizado se tornaria de R$ 400 milhões.