Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Bolsonaro diz que fará ligação para Zelensky na semana que vem

Publicado em

Presidente Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Isac Nóbrega/PR

Presidente Jair Bolsonaro (PL)

presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que tem um telefonema marcado com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para o próximo dia 18. Será a primeira vez que os dois vão conversar depois do início da guerra entre Ucrânia e Rússia, em fevereiro.

Continua depois da publicidade

A fala de Bolsonaro ocorreu em declaração após reunião com a presidente da Hungria, Katalin Novák, que pertence ao Fidesz, o mesmo partido do premier Viktor Orbán.

“Disse que no próximo dia 18 tenho um telefonema acertado com o Zelensky assim como depois da minha visita à Rússia, antes do conflito, tive uma outra conversa com o presidente Putin. Nós queremos, cada vez mais, fazer o possível pela paz”.

Em fevereiro, poucos após o início da guerra, Bolsonaro chegou a dizer que não tinha o que conversar com Zelensky. Na época, o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse que Bolsonaro estava “mal informado” por defender uma posição de neutralidade na guerra e sugeriu uma conversa com o presidente ucraniano.

Oficialmente, o Brasil apoio na Organização das Nações Unidas (ONU) resoluções que criticavam a invasão russa. Entretanto, Bolsonaro sempre disse que a posição do país era de “neutralidade”. Além disso, chegou a fazer elogios a Putin e críticas a Zelensky.

O presidente brasileiro esteve na Rússia uma semana antes do início conflito e reuniu-se com Putin. A viagem recebeu críticas por ter sido interpretada como um apoio ao lado russo na guerra.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress