Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Brasil reafirma compromisso de ‘respeitar plenamente’ a democracia

Publicado em

Ministro da Defesa assina Carta Democrática Interamericana
Reprodução: Igor Soares/ Ministério da Defesa

Ministro da Defesa assina Carta Democrática Interamericana

Continua depois da publicidade

O Ministério da Defesa assinou nesta quinta-feira, ao lado de outros 20 países das Américas, um documento em que se compromete a “respeitar plenamente” a Carta Democrática Interamericana. Essa carta, por sua vez, afirma que “os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la”.

Chamado de Declaração de Brasília, o documento foi assinado ao fim da Conferência de Ministros de Defesa das América (CMDA), que está sendo realizada em Brasília.

Continua depois da publicidade

No texto, os países também afirmam que a invasão da Ucrânia não é o “meio legítimo para resolver disputas”. Entretanto, o documento traz a ressalva de que Brasil, Argentina e México consideram que a Organização das Nações Unidas (ONU) seria o foto legítimo para discutir essa questão.

Por outro lado, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Equador, Paraguai, Haiti, Guatemala e República Dominicana ressaltaram sua “reprovação de maneira incisiva sobre a invasão ilegal, injustificável e não provocada da Ucrânia”.

A Carta Democrática Interamericana, assinada em 2001, afirma em seu primeiro artigo que “os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la” e que “a democracia é essencial para o desenvolvimento social, político e econômico dos povos das Américas”.

Continua depois da publicidade

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement