POLÍTICA
Deputado quer tornar a Cavalgada patrimônio cultural imaterial do Acre
De autoria do deputado estadual Pablo Bregense, do PSD, o projeto de lei (PL) foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, 6, com o objetivo de tornar a Cavalgada em Rio Branco um bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural acreano.
Além de buscar o reconhecimento da Cavalgada como patrimônio cultural imaterial, o PL tem como intenção regulamentar aspectos relacionados à realização do evento, especialmente no que diz respeito aos cuidados com os animais.
Em Rio Branco, a Cavalgada da Expoacre marca o início das atividades do evento e impulsiona a economia local por meio do desfile das comitivas. De acordo com o deputado, o PL representa uma inovação que proporciona segurança jurídica à atividade.
“Além de regular a Cavalgada da Expoacre, essa proposta também estabelece diretrizes sobre o tratamento dos animais durante o evento. Isso fortalece a política de proteção animal, que deve ser uma preocupação de todos. Além disso, reconhecer a Cavalgada como patrimônio cultural imaterial do Acre é valorizar a agricultura familiar e o agronegócio em nossa região. Por essas razões, tenho convicção de que meus colegas parlamentares darão a devida atenção a esta matéria”, afirmou Bregense.
Neste ano, em 2023, a Expoacre ocorrerá de 29 de julho a 6 de agosto. Como de costume, a Cavalgada abrirá o evento, partindo da Gameleira e percorrendo a Via Chico Mendes até o Parque de Exposições Wildy Viana.
O projeto foi apresentado e aguarda apreciação pelos deputados para posterior votação.