Search
Close this search box.
RIO BRANCO

POLÍTICA

Governador anuncia habilitação para transplantes de rim no Acre

Publicado em

O governador Gladson Cameli anunciou nesta quinta-feira, 23, uma conquista significativa para o Estado do Acre: a habilitação para realizar transplantes de rim. A aguardada autorização do Ministério da Saúde, que está prestes a ser publicada no Diário Oficial da União, permitirá que as cirurgias de transplante renal sejam realizadas na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), trazendo esperança e melhor qualidade de vida para muitos acreanos que veem nesse procedimento a chance de dias melhores.

Cameli enfatizou o compromisso do governo em cuidar das pessoas, destacando que a habilitação para os transplantes de rim é mais uma prova do empenho contínuo em promover a saúde e o bem-estar da população. A Fundhacre, que já é referência em transplantes de órgãos sólidos, como fígado e córnea, fortalece sua posição como centro de excelência na região ao incluir os transplantes renais em sua gama de serviços.

Com a habilitação para transplantes de rim, a Fundhacre poderá atender não apenas os pacientes do Acre, mas também indivíduos de outros estados e países vizinhos, encaminhados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Embora ainda não haja uma lista de espera estabelecida devido à recente habilitação, estima-se que cerca de 30% dos aproximadamente 540 pacientes em diálise na unidade sejam elegíveis para o procedimento, representando mais de 160 pessoas em potencial. A decisão final sobre a indicação para o transplante dependerá da avaliação médica individual de cada paciente.

Continua depois da publicidade

Essa conquista é celebrada como um marco na saúde do Acre, proporcionando uma nova esperança para aqueles que dependem de tratamentos de diálise para sobreviver. O anúncio da habilitação para transplantes de rim na Fundhacre representa um avanço significativo no cuidado com a saúde e no acesso a tratamentos essenciais para a população acreana e além.

Propaganda
Advertisement