O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diagnosticado com pneumonia leve na quinta-feira (23/3). Embora o estado geral de Lula seja considerado bom, ele precisou adiar a viagem à China em um dia e passará por nova avaliação antes de embarcar.
A pneumonia é uma inflamação nos pulmões causada por vírus, bactérias ou fungos, que são transmitidos pelo ar, pela saliva ou por secreções.
Pessoas de qualquer faixa etária podem ser diagnosticadas com pneumonia, mas crianças com até 2 anos de idade e adultos com mais de 65 anos são considerados mais vulneráveis.
Continua depois da publicidade
“Os idosos são mais frágeis e propensos a apresentarem pneumonias porque, geralmente, têm alguma comorbidade associada, como diabetes, obesidade, hipertensão e tabagismo”, explica a pneumologista Gilda Elizabeth da Fonseca, médica do Hospital Brasília Unidade Águas Claras.
Gilda chama atenção para a importância do tratamento para que o quadro não evolua. Os primeiros sintomas de uma pneumonia são semelhantes aos de uma gripe comum. Eles incluem:
- Tosse seca ou com muco;
- Febre alta;
- Falta de ar;
- Dores no pulmão;
- Catarro amarelo;
- Cansaço;
- Fadiga e
- Perda do apetite.
“Esses sintomas muitas vezes não preocupam o paciente. É importante deixar claro que a pneumonia leve pode evoluir caso não seja tratada”, afirma a médica.
Tratamento
O tratamento para a pneumonia varia de acordo com o tipo de infecção. A mais comum é a bacteriana, que é combatida com antibióticos. A depender da gravidade do caso, o paciente pode ser medicado em casa ou precisar de internação.
Por indicação médica, o presidente teve a agenda desta sexta-feira (24/3) suspensa e deve passar o dia em repouso no Palácio da Alvorada. Além disso, ele está em tratamento com antibióticos.
Segundo Gilda, que não teve acesso ao prontuário de Lula, o repouso e a boa alimentação são cruciais para a recuperação de qualquer paciente.
A viagem diplomática foi transferida para domingo (26/3).
Continua depois da publicidade
Propaganda