Search
Close this search box.
RIO BRANCO

POLÍTICA

Prazo para jovens tirarem o primeiro título de eleitor se encerra em maio

Publicado em

Jovens de 16 a 18 anos têm até o dia 8 de maio para tirar o seu primeiro título de eleitor e poder participar das eleições municipais deste ano. As eleições são realizadas para escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que ocuparão os cargos nos municípios pelos próximos quatro anos.

A Justiça Eleitoral promoveu a Semana do Jovem Eleitor em março, dedicada a estimular o voto dos jovens. Através da campanha “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, foram realizadas ações especiais em escolas e nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A participação dos jovens é de extrema importância para fortalecer a democracia. Ao exercer o direito do voto, os cidadãos têm a oportunidade de contribuir para a mudança futura de suas cidades e estados.

Continua depois da publicidade

Nas eleições presidenciais de 2022, personalidades como a cantora Anitta, a atriz Bruna Marquezine e os cantores Zeca Pagodinho e Luísa Sonza incentivaram os jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor e a participarem do pleito. Segundo o TSE, houve um aumento de 51,13% no número de eleitores dessa faixa etária em relação às eleições de 2018.

Para tirar o primeiro título de eleitor, os jovens têm a opção de fazer o procedimento de alistamento eleitoral pela internet, através do sistema TítuloNet. É necessário preencher os campos com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento. Além disso, devem ser anexadas pelo menos quatro fotografias como comprovação da identidade.

Após o envio do pedido, é possível acompanhar o status do documento pela internet e, posteriormente, é necessário comparecer ao cartório eleitoral mais próximo para emitir o título de eleitor.

É importante lembrar que o voto é facultativo para jovens entre 16 e 17 anos, bem como para idosos acima de 70 anos. No entanto, é fundamental exercer o direito do voto, pois ele é essencial para escolher os representantes políticos e contribuir para o processo democrático do país.

A Justiça Eleitoral disponibiliza um site dedicado ao jovem eleitor, onde é possível obter mais informações e esclarecer eventuais dúvidas sobre o processo eleitoral e a importância de participar ativamente da vida política do país através do voto.

Propaganda
Advertisement