Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Rui Costa nega mudança na regra para compras internacionais

Publicado em

Reprodução TV Cultura Rui Costa, ministro da Casa Civil, no Rova Viva

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta sexta-feira (14) que o governo não pretende mudar a regra de compras internacionais , que isenta de impostos transações entre pessoas físicas de até US$ 50.

“Não se trata de uma nova lei, de uma nova MP [medida provisória], de um novo decreto, se trata apenas de fiscalização, para que todas as empresas que fazem comércio eletrônico continuem fazendo o comércio eletrônico dentro das normas existentes. Não se pretendem editar uma nova norma. Apenas intensificar o processo de fiscalização para que todos cumpram a lei”, afirmou Costa em entrevista à rádio CBN.

Após a entrevista, a Casa Civil afirmou, em nota, que “haverá publicação de MP para reforçar o processo de fiscalização das compras on-line”.

Continua depois da publicidade

“Durante entrevista à rádio CBN, nesta sexta-feira, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que não haverá edição de Medida Provisória para criação de novo imposto sobre compras on-line. A informação encaminhada à imprensa pelo Ministério da Fazenda na última quinta-feira segue valendo e haverá publicação de MP para reforçar o processo de fiscalização das compras on-line”, disse a pasta.

O Ministério da Fazenda discute acabar com a isenção para valorizar o varejo nacional e arrecadar impostos com a venda de produtos por importadoras chinesas, como Shein, AliExpress e Shopee.

O que está definido, até o momento, é que a Receita Federal vai aumentar a fiscalização nessas transações, já que muitos e-commerces burlam a regra , sejam fingindo serem pessoas físicas ou mentindo o valor oficial da nota.

Caso algum desses produtos seja pego na fiscalização da Receita, incidirá o imposto de 60%, assim como é cobrado na transação entre empresas. Com isso, o governo espera arrecadar certa de R$ 8 bilhões anualmente.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress