POLÍTICA
Vereadora diz que criança com deficiência “é castigo de Deus” para sua mãe
A vereadora Zirleide Monteiro (PTB), do município de Arcoverde, interior de Pernambuco, ficou conhecida nas redes sociais por um discurso discriminatória e capacitista realizado em sessão plenária, na última segunda-feira, 30.
Em sua fala, ela se refere a uma cidadã e diz “o castigo de Deus ele da aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente é porque ela tinha alguma conta pra pagar com aquele lá de cima. Ela já veio pra sofrer”.
O motivo de tal discurso teria sido um desentendimento que a vereadora teve com uma mulher, que é mãe de uma criança de 4 anos e tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A fala da política gerou uma repercussão negativa. A Câmara Municipal de Arcoverde fez uma nota de repúdio pela fala, que o presidente da Casa, Wevertton Barros de Siqueira, classificou como uma fala infeliz.
https://www.instagram.com/p/CzEmSdYOj_1/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
O Instituto de Autismo e Neuro desenvolvimento também emitiu uma nota de repúdio dizendo que “tal postura não reflete o que esperamos de um representante político.
O perfil do Instagram da vereadora foi desativado, após a repercussão negativa de sua fala e, até o momento, ela não se pronunciou a respeito.