RIO BRANCO
Após cinco dias, incêndio em aterro de Rio Branco é contido
O incêndio que vinha queimando sob o solo do aterro de inertes na estrada da Transacreana, em Rio Branco, desde a última sexta-feira (1), foi controlado nesta quarta-feira (6) e está se encaminhando para a extinção, segundo o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira.
Após cinco dias de combate intenso, uma equipe de 50 homens conseguiu controlar a propagação das chamas e reduzir significativamente os focos de incêndio. O incêndio, alimentado pelos gases de decomposição do lixo, era um desafio constante devido ao clima quente e seco da região.
“A prioridade era controlar o incêndio, o que conseguimos fazer. Agora, estamos trabalhando para extinguir os focos restantes. Apesar de todos os esforços de prevenção ao longo do ano, como a construção de aceiros, a aplicação de argila nas camadas e a triagem do lixo, a presença de gases inflamáveis torna impossível impedir totalmente a ocorrência de incêndios”, explicou o secretário.
Joabe destacou que a situação está sob controle, com menos focos de incêndio e fumaça, mas a equipe permanecerá no local até a extinção completa do incêndio.