Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Farmácias de responsabilidade do governo deixam de fornecer remédio para portadores de doença mental e fibromialgia

Publicado em

Pacientes que se consultam no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) bem como os que fazem tratamento de fibromialgia e recebem a medicação pelo Centro de Referência para o Programa de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Creme) estão sem receber os remédios indicados pelos profissionais durante as consultas.

Um dos denunciantes, que prefere não se identificar, diz que faz tratamento no Hosmac há cinco anos e a falta da medicação prejudica seu tratamento.

“Procurei em outras unidades e não tem, e não tenho como ficar voltando sempre pra saber se chegou, pois moro longe”, disse o paciente mostrando sua receita, onde ele alega não ter conseguido pegar nenhuma medicação no serviço público.

Continua depois da publicidade

Outra denúncia é sobre a falta de medicamentos no Creme para quem faz tratamento de dobro.

“A medicação que o médico prescreveu é caríssima e está há quatro meses em falta. Fui na policlínica Barral y Barral e Tucumã e, também não tem. Não tenho condições de comprar, ou como ou compro o remédio, que são duloxetina 60mg e pregabalina 75mg”, disse.

A reportagem entrou em contato com a secretária municipal de saúde, Sheila Andrade, e ela informou que a medição em questão não faz parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). E que os medicamentos informados que faltam no Hosmac ela diz que pode ser encontrado na rede municipal. “Se tiver receita atualizada, pode pegar em qualquer Urap (Unidade de Referência em Atenção Primária), os que atendemos”.

O Na Hora da Notícia também procurou a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), mas até o fechamento desse material, não obteve retorno.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress