RIO BRANCO
Festival Internacional de Cultura será realizado no Acre na próxima semana
As companhias de teatro Cia Tanto Lá Quanto de Cá e a Cia Cata-Ventos de Cultura, realizam, entre os dias 11 e 17 de setembro, em Rio Branco (AC), o Festival Internacional de Cultura, Artes e Teatro (FICATE). Ao todo, serão 12 apresentações, que serão realizadas em lugares distintos da capital como: Praça da Revolução, Sesc-Centro e Usina de Artes João Donato.
Na ocasião, haverá participação de artistas de outros países sendo eles: Chile, México, Equador, Colômbia, Bolívia, além do Brasil, claro, o que enriquece ainda mais o evento e oferece aos apreciadores uma oportunidade única de experimentarem a riqueza da diversidade cultural da região.
O festival vem com o tema “A América se encontra aqui” e objetiva, além de uma celebração cultural, desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento econômico, cultural e social da área.
Para o presidente da Cia Cata-Ventos de Cultura, Romário Feitosa, o evento é importante não só para a cultura como para o turismo. “Somos a rota internacional do teatro latino, e o FICATE desempenha um papel fundamental na promoção da nossa cultura e na criação de oportunidades econômicas. É um momento de celebração e de fortalecimento dos laços regionais e internacionais. É um espaço único para a integração entre os países latino-americanos”.
O presidente da Cia Tanto de La Quanto de Cá, Yuri Montezuma, destaca, inclusive, que o evento transcende as fronteiras do estado, conectando raízes culturais da América Latina. “O FICATE representa uma janela de oportunidade rara para os grupos de teatro do Acre, desdobrando-se em oito linhas de importância indiscutível. Este evento transcende as fronteiras do estado, conectando-nos às raízes culturais da América Latina, enriquecendo nossa expressão artística e promovendo a diversidade cultural. Ele não apenas amplifica a voz dos artistas locais, mas também fomenta o intercâmbio de ideias, técnicas e narrativas teatrais com outros países da região. O festival é um farol de visibilidade, atrai público e investimentos, fortalecendo o cenário teatral e elevando o Acre a um polo cultural latino-americano. É, portanto, uma celebração que molda nossa identidade, impulsiona nossa arte e enriquece nossa herança cultural, estimulando um futuro brilhante para o teatro local e para nossa comunidade como um todo”.
O festival também oferecerá palestras, workshops e atividades educacionais, o que, segundo os organizadores, contribui para uma compreensão mais profunda da América Latina. Além de fortalecer os laços diplomáticos e comerciais entre o Acre e os países participantes, abrindo portas para parcerias futuras.
Confira as apresentações: