Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Governo não paga horas extras e médicos do Acre decidem entrar em greve

Publicado em

Médicos que atuam na rede pública estadual do Acre decidem entrar em greve, a partir do dia 8 de novembro. A decisão foi informada pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed/Ac), Guilherme Pulici, após reunião com os profissionais na última quarta-feira, 4.

Ao Na Hora da Notícia, Pulici disse que o governo não pagou as horas extras de centenas de médicos, e isso gerou uma indignação coletiva.

“Nós convocamos a Assembleia para deliberar sobre o assunto e a possibilidade de paralisação e, de forma unânime, todos quiseram paralisar e decidimos também que a paralisação começará dia 8 de novembro. Então temos aí um tempo bem largo para que o governo do Estado honre os pagamentos”.

Continua depois da publicidade

O médico disse e também que ficou decidido que os profissionais não farão plantões ou horas extras enquanto todos os acertos não forem feitos.

“A gente não está falando de aumento ou de reposição, estamos falando de pagamento do básico, daquilo que é acertado. Muitas vezes o colega vai dar um plantão extra a pedido do diretor da unidade, porque precisa, porque tá faltando médico na escala, porque não tem profissionais suficientes pra preencher as necessidades da unidade”, relata.

O presidente afirmou ainda que haverá uma nova assembleia entre 2 ou 6 dias antes do início da greve.

“Claro que a gente vai agir com toda responsabilidade, vai manter os serviços de urgência, emergência, terapia intensiva e vamos nos manifestar através mais dos atendimentos ambulatoriais mesmo”, esclareceu.

O Sindicato está com uma agenda prevista com o governo nesta sexta-feira, 6. Em nota, assinada pelo secretário estadual de saúde, Pedro Pascoal, ele diz que o pagamento foi realizado em folha complementar e quanto aos novos questionamentos da classe médica, a secretaria se dispõe a ouvir todos os apontamentos da categoria. Confira:

Nota pública sobre o pagamento dos prestadores de serviços nas unidades hospitalares do Acre

Continua depois da publicidade

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem a público esclarecer que os pagamentos de plantões extras em atraso já foram creditados para os servidores da Saúde em folha de pagamento suplementar.

Quanto aos novos questionamentos da classe médica, esta secretaria se dispõe a ouvir todos os apontamentos da categoria, para que seja realizado o planejamento da melhor solução possível.

Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde do Acre

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress