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Procon realiza mutirão para atender consumo superendividado em shopping da capital

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Os atendimentos serão realizados das 14h às 20h, no Via Verde Shopping. Foto: Letícia Machado/Procon

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) está realizando, das 14h às 20h, no Espaço de Cultura do Via Verde Shopping, localizado no bairro Floresta Sul, um mutirão de atendimento ao consumidor superendividado.

A ação teve início na quinta-feira, 5, e se encerrará nesta sexta-feira, 6. Ao Na Hora da Notícia a presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, disse que em 2023, o PROCON tem desenvolvido diversas políticas públicas para auxiliar os consumidores a quitarem seus débitos.

“O surpreendividamento tem sido o tema prioritário do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, inclusive com participação da Secretaria Nacional do Consumidor e de todos os órgãos PROCON estaduais, municipais, Ministério Público, Defensoria Pública e Sociedade Civil, que atuam na defesa dos consumidores no nosso país. Por esse motivo, o PROCON vem realizando diversos mutirões de renegociações de dívidas”, diz.

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A presidente ressaltou ainda que esse é o terceiro mutirão realizado pela instituição e que visa oportunizar ao consumidor acreano a recuperação de crédito.

“Essa é mais uma das ações, além, por exemplo, da criação do núcleo de apoio ao sobredividamento, que são disponibilizadas pelo Procon para atender os nossos consumidores e prezando sempre pelo equilíbrio das relações de consumo. É importante destacar que o Acre, ele se destacou como o principal estado com maior taxa de recuperação de crédito dos consumidores em até 60 dias da negativação, de acordo com os dados que foram divulgados pela Serasa, no mês de agosto, alcançando o patamar de 71,7% de efetividade. Essa ação que nós estamos realizando, tem por intenção fazer com que esse serviço chegue aos cidadãos”, esclarece.

Alana frisa também que, aproximadamente, 8 mil pessoas visitam as dependências do Via Verde e essa é a oportunidade unificar os clientes aos serviços públicos que são disponibilizados pelo Instituto.

“É importante destacar que nossas ações visam tanto a prevenção quanto o tratamento do consumidor superendividado. Nesse sentido, em cumprimento à lei, a gente faz um atendimento diferenciado aos consumidores. Nós ofertamos também, além da realização de cursos sobre educação financeira, o atendimento psicológico. Inclusive, hoje nós assinamos o termo de cooperação com eles para poder dar continuidade a esse tratamento naqueles casos em que a identificação de algum tipo de patologia ou compulsão por compras. Tudo isso para oferecer um serviço humanizado e adequado para esse atendimento que o nosso público necessite”.

Para participar desse mutirão, basta os consumidores comparecerem com os documentos pessoais, comprovante de endereço, comprovante de renda e cópia dos documentos dos diferentes credores, referente às dívidas da qual possua.

Alana pontua que em caso de dúvidas, o consumidor deve procurar o Procon por meio de um dos seus canais de atendimento, que funcionam de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30, como o disque no número 151, ou no telefone (68) 2223-7000, no email procon.ac.gov.br e também a plataforma de atendimento online ao consumidor, que é o consumidor.gov.br, que, segundo a presidente, tem um índice de resolutividade de mais de 75% das situações.

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